Blog
VOLTAR

Vacinação H1N1

Recentemente o Comitê Consultivo da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos da América (FDA) recomendou que a proteção contra o virus H1N1 2009, primeiramente identificado em abril de 2009, deve ser incluída na vacina contra influenza sazonal 2010-2011, a partir do início do Outono deste ano.

As recomendações do comitê orientam os fabricantes de vacinas na preparação de cada uma das vacinas de gripe sazonal. A Organização Mundial da Saúde realizou a mesma recomendação.

A Organização Mundial da Saúde disponibilizou, em sua página eletrônica, a declaração do diretor geral após o Sétimo Encontro do Comitê de Emergência, realizado por teleconferência em 23 de fevereiro de 2010, em que o diretor geral procurou as visões do Comitê sobre as determinações da situação pandêmica de H1N1.
Uma atualização detalhada foi fornecida ao Comitê sobre a situação global da pandemia. Após perguntar questões adicionais e revisar as evidências e manter discussões extensas, o comitê declarou ter, como visão, que há evidências conflitantes que demonstram o declínio ou a baixa atividade da pandemia em muitos países, porém há nova atividade de transmissão em nível comunitário na Africa Ocidental. Além disso, foi expressa preocupação que os meses de inverno ainda não começaram no Hemisfério Sul e há incertezas sobre a possibilidade de ocorrência de ondas adicionais generalizadas de atividade e a necessidade de não enfraquecer os preparativos para isso. O Comitê advertiu que é prematuro para concluir que todas as partes do mundo tenham passado pelo pico a transmissão da pandemia de influenza H1N1 e que tempo e imformações adicionais são necessários para fornecer recomendações aos experts sobre a situação da pandemia. O Comitê sugere uma nova reunião em poucas semanas para revisar os desenvolvimentos que ocorreram nesse intervalo e as informações epidemiológicas relacionadas.

Considerando-se estes pontos de vista, as evidências epidemiológicas atuais e outras informações relevantes, o diretor geral determinou que não houve alterações na fase da pandemia e decidiu continuar a monitorizar a situação e os desenvolvimentos de perto e reunirá o Comitê novamente nas próximas semanas.


A visão de consenso do Comitê sobre a continuidade das três recomendações atuais temporárias da IHR, foi a favor da continuidade delas, com a atualização da segunda recomendação, substituindo “intensificar” por “manter”, em reconhecimento ao aumento da vigilãncia da pandemia, já implementada em muitos paises, e pela necessidade de manter essa atividade. O diretor geral determinou a continuidade as três recomendações temporárias, já modificadas, como segue:

  • Países não devem fechar as fronteiras ou restringir o comércio e o trânsito internacional;

  • Manter a vigilância de doenças gripais incomuns e pneumonias graves;

  • Se estiver doente, é prudente adiar a viagem.

Uma resenha de Director-general statement following the seventh meeting of the Emergency Committee – WHO – February 23, 2010

Seasonal flu vaccine – CDC – February 22, 2010



  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp