O Hospital

Nossa história

O Hospital Dia do Pulmão é o resultado da experiência e evolução da antiga Centromed que atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltada ao diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias, o que permitiu a partir de 1999 inovar os conceitos de tratamento hospitalar pneumológico. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da nebulização ultrassônica, fisioterapia respiratória, pneumologia pediátrica e de técnicas endoscópicas como da biópsia transbrônquica, do bloqueador brônquico para controle da hemorragia pulmonar e da traqueostomia percutânea.

Em 1996 a implantação do o Laboratório de Investigação e Tratamento da Tosse Crônica (na época o IV da América Latina) trouxe a pHmetria transesofágica e o Teste da Hiperreatividade Brônquica como características marcantes do nosso trabalho.

A partir de 2003, a estruturação física e funcional permitiu a formatação da abordagem em regime de Hospital Dia, possibilitando agilizar o atendimento, através da realização dos exames complementares e o inicio do tratamento no mesmo dia e, na maioria dos casos evitando a hospitalização convencional.

 

Hoje, o Serviço de Pronto Atendimento e o Tratamento Intensivo Ambulatorial criado pelo corpo clínico do Hospital Dia do Pulmão, que alia técnicas como a Ventilação Não Invasiva e a Reabilitação Pulmonar, dão um novo enfoque ao atendimento dos pneumopatas, dentro do conceito de Hospital Dia.

A recente Certificação do Laboratório de Função Pulmonar, e a introdução da Terapêutica do Enfisema Pulmonar com válvulas endobrônquicas, consolidam o HDP como Centro de Referência e motivam toda a equipe a desafios crescentes.

 

 

O Hospital Dia é um novo conceito de atendimento na área da saúde

O grande diferencial desta modalidade de atendimento é evitar a internação hospitalar convencional em casos específicos, e proporcionar aos pacientes adultos e pediátricos acompanhamento médico, fisioterapêutico e equipe de enfermagem especializado sem que haja pernoite.

Quando necessária, a internação hospitalar convencional, é indicada no Hospital Santa Isabel ou Hospital Santa Catarina onde o Corpo Clínico do Hospital Dia do Pulmão permanece assistindo ao paciente.

 

Pronto atendimento especializado

O serviço de pronto atendimento por ser especializado, possibilita a segurança de um diagnóstico mais preciso, através de consultas, exames e posterior tratamento.

Caso o pneumologista assistente entenda que as condições clínicas do paciente indiquem a necessidade de exames complementares (RAIO X, Laboratório Análises Clínicas e Laboratório de Função Pulmonar) eles podem ser realizados ao longo do dia, resultando num tempo de permanência maior no Hospital Dia do Pulmão.

Este serviço, funciona de segunda a sexta das 8h às 19:00h e aos sábados, domingos e feriados das 08:00h às 12:00h.

Últimas notícias

VER TODAS

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta sobre aumento no consumo de cigarro durante a pandemia

Criado para conscientizar a população sobre os riscos que o hábito de fumar provoca e, para ajuda...

LEIA MAIS

Hospital do Pulmão é reconhecido pelo apoio nos esforços de vacinação contra a Covid-19

O Hospital do Pulmão (HDP) foi reconhecido como importante parceiro da cidade de Blumenau no combat...

LEIA MAIS

Exame Anticorpos Neutralizantes

Com referência em estudos recentes (julho/2021), percebeu-se claramente a correlação deste exame ...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp