O Hospital

Nossa história

O Hospital Dia do Pulmão é o resultado da experiência e evolução da antiga Centromed que atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltada ao diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias, o que permitiu a partir de 1999 inovar os conceitos de tratamento hospitalar pneumológico. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da nebulização ultrassônica, fisioterapia respiratória, pneumologia pediátrica e de técnicas endoscópicas como da biópsia transbrônquica, do bloqueador brônquico para controle da hemorragia pulmonar e da traqueostomia percutânea.

Antiga sede localizada na Rua Amadeu da Luz, 241 - Blumenau - SC
Antiga sede localizada na Rua Amadeu da Luz, 241 - Blumenau - SC

Em 1996 a implantação do o Laboratório de Investigação e Tratamento da Tosse Crônica (na época o IV da América Latina) trouxe a pHmetria transesofágica e o Teste da Hiperreatividade Brônquica como características marcantes do nosso trabalho.

A partir de 2003, a estruturação física e funcional permitiu a formatação da abordagem em regime de Hospital Dia, possibilitando agilizar o atendimento, através da realização dos exames complementares e o inicio do tratamento no mesmo dia e, na maioria dos casos evitando a hospitalização convencional.

 

Nova sede: Rua Engenheiro Paul Werner, 1141 - Bairro Itoupava Seca - Blumenau - SC
Nova sede: Rua Engenheiro Paul Werner, 1141 - Bairro Itoupava Seca - Blumenau - SC

Hoje, o Serviço de Pronto Atendimento e o Tratamento Intensivo Ambulatorial criado pelo corpo clínico do Hospital Dia do Pulmão, que alia técnicas como a Ventilação Não Invasiva e a Reabilitação Pulmonar, dão um novo enfoque ao atendimento dos pneumopatas, dentro do conceito de Hospital Dia.

A recente Certificação do Laboratório de Função Pulmonar, e a introdução da Terapêutica do Enfisema Pulmonar com válvulas endobrônquicas, consolidam o HDP como Centro de Referência e motivam toda a equipe a desafios crescentes.

 

 

O Hospital Dia é um novo conceito de atendimento na área da saúde

O grande diferencial desta modalidade de atendimento é evitar a internação hospitalar convencional em casos específicos, e proporcionar aos pacientes adultos e pediátricos acompanhamento médico, fisioterapêutico e equipe de enfermagem especializado sem que haja pernoite.

Quando necessária, a internação hospitalar convencional, é indicada no Hospital Santa Isabel ou Hospital Santa Catarina onde o Corpo Clínico do Hospital Dia do Pulmão permanece assistindo ao paciente.

 

Pronto atendimento especializado

O serviço de pronto atendimento por ser especializado, possibilita a segurança de um diagnóstico mais preciso, através de consultas, exames e posterior tratamento.

Caso o pneumologista assistente entenda que as condições clínicas do paciente indiquem a necessidade de exames complementares (RAIO X, Laboratório Análises Clínicas e Laboratório de Função Pulmonar) eles podem ser realizados ao longo do dia, resultando num tempo de permanência maior no Hospital Dia do Pulmão.

Este serviço, funciona de segunda à sexta das 7:30h às 20:00h e aos sábados, domingos e feriados das 07:00h às 12:00h.

Últimas notícias

VER TODAS

O que é hipertensão pulmonar?

Hipertensão pulmonar é uma doença que se caracteriza pela dificuldade na passag...

LEIA MAIS

Gripe no Verão

Apesar da circulação de vírus da gripe ser menor no verão, ele segue pre...

LEIA MAIS

Horário Especial de Final de Ano

Com as celebrações de final de ano, o Hospital Dia do Pulmão, terá os ho...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.