Clique sobre os exames abaixo para conhece-los:
A Espirometria é o exame que mede os volumes e os fluxos expiratórios e inspiratórios. Utilizando linguagem popular, a espirometria, dita “exame de sopro”, mede o ar que entra e sai dos pulmões.
Aplicações da Espirometria:
A legislação recente, determina que a saúde do trabalhador seja controlada em todo ambiente de trabalho em que há presença de pó, poeiras e, possibilite alterações respiratórias. Exames como a Espirometria e Raio X, deverão ser realizados em alguns ambientes têxteis, de metalurgia, cerâmica, extração mineral, vidros, cristais e similares (onde haja partículas em suspensão aérea) com periodicidade de 2 anos além da época de admissão e demissão.
Instruções:
O exame não requer preparo especial, já que trata-se apenas de manobras respiratórias “exame de sopro” realizadas com auxílio de uma técnica especializada e executadas em aparelho computadorizado.
A técnica responsável, repetirá as manobras (em média 3 vezes) para que o resultado do exame traduza o melhor de cada cliente.
Eventualmente há necessidade (depende da solicitação médica) de executar uma segunda etapa do exame, que é precedida de medicação (através de spray ou inalação).
Duração do exame completo (duas fases): 40 minutos.
As crianças tem especial atenção também neste exame, além da equipe técnica treinada, a aparelhagem possui software especial que estimula os pequenos a executar o exame “brincando”.
Permite avaliar a presença de obstrução das vias aéreas, utilizando manobras em "volume de ar corrente".
Este método facilita o diagnóstico de doenças obstrutivas de vias aéreas (asma, DPOC) em pacientes que tem dificuldade de realizar a espirometria (crianças muito pequenas e idosos).
As doenças respiratórias muitas vezes provocam uma dificuldade ou obstrução na passagem de ar pelas vias aéreas. A fim de avaliar numericamente isso, há um exame chamado oscilometria de impulso.
Em decorrência de ser estritamente não invasiva e requerer apenas cooperação passiva do paciente, cresce sua utilização para o estudo da Resistência das Vias Aéreas em pacientes pediátricos (acima de 2 anos).
Esta avaliação determina a força muscular máxima empreendida pelo paciente para inspirar e expirar. Através deste exame podem ser identificadas doenças neuro musculares que afetam a caixa torácica.
O Hospital Dia do Pulmão, realiza também a técnica da diluição de gases, evitando a possibilidade da sensação claustrofóbica da cabine pletismográfica.
Neste exame, uma mistura de gases é respirada até que se estabelece um equilíbrio gasoso e propropicie a medida dos volumes pulmonares.
É utilizada em inúmeras enfermidades, listadas a seguir, chamando-se atenção para as difunções restritivas do tórax, que podem ser dimensionadas somente com a análise dos volumes pulmonares.
Abaixo algumas situações em que a análise dos volumes pulmonares é importante:
Técnica pletismografia
O paciente senta em uma cabine e recebe os comandos através do sistema de som do equipamento, técnica de diluição de gases o paciente permanece sentado próximo ao aparelho (semelhante ao da espirometria).
Utilizando-se as manobras das respirações múltiplas inicia-se a medida dos volumes pulmonares;
A capacidade de difusão pulmonar é a avaliação da habilidade dos pulmões para a transferência de gases. A difusão de gases no pulmão pode ser medida através de um mistura contendo uma pequena concentração de monóxido de carbono, ou através da cabine pletismografica. O Hospital Dia do Pulmão realiza ambas as técnicas.
Através deste exame, é possível observar com certa precisão, o quanto o seu pulmão pode estar afetado por doenças que comprometem a transferência de gases dos alvéolos até o sangue. Em determinadas enfermidades o pulmão pode ser o primeiro órgão a ser acometido, podendo alterar a troca gasosa mesmo sem alteração no raio x de tórax.
São listadas abaixo, algumas das situações clínicas que podem alterar a capacidade de difusão.
Ainda pode ser útil em:
Preparação para o exame:
Técnica:
Fonte:
Diretrizes para Testes de Função Pulmonar. SBPT 2002.
West, JB. A century of pulmonary gas exchange. AJRCCM 2004; 169:897-902.
A Broncoprovocação mede o grau de reatividade (sensibilidade inespecífica) dos brônquios.
De forma simplificada, a broncoprovocação está indicada para aqueles clientes que apresentam sintoma ou doenças em que há suspeita de hiperreatividade brônquica.
Assim alguns casos de (tosse crônica, falta de ar, chiado no peito), podem ser esclarecidos pela broncoprovocação.
Algumas doenças respiratórias como a asma, também podem ser monitoradas pela medida da hiperreatividade da via respiratória.
INSTRUÇÕES:
No Hospital Dia do Pulmão o tempo previsto para execução do exame pode variar de 15 a aproximadamente 40 minutos.
A broncoscopia é a endoscopia do aparelho respiratório, realizado por especialista, que é realizado para o diagnóstico e coleta de material para exames laboratoriais diretamente nos pulmões.
Através de um aparelho de fibra óptica flexível, chamado broncoscópio do médico endoscopista, visualizará as vias aéreas superiores (nariz, faringe e laringe) e inferiores (traqueia, brônquios e pulmões) e em caso de necessidade o médico procederá a coleta do material.
Quando utilizado o equipamento de videoendoscopia, o exame tem visualização na tela especifica e passa a ser denominado de videobroncoscopia.
Na maioria dos casos, este procedimento é realizado ambulatorialmente com o tempo estimado entre a chegada do cliente e sua liberação de 3 (três) horas. O Hospital Dia do Pulmão realiza este exame na área específica das suas instalações, realizando também nos hospitais conveniados de Blumenau.
Exame utilizado para análise da frequência cardíaca e percentual de oxigenação do sangue. É utilizado como complemento de exames da Função Pulmonar e monitorização dos pacientes submetidos a Vídeo Broncofibroscopia e durante o tratamento medicamentoso em regime de Hospital Dia.
A pHmetria Esofágica de 24h é um dos exames utilizados na avaliação do Refluxo Gastro Esofágico.
O RGE pode ser a causa de diversos sintomas típicos (azia, queimação no tórax, sensação de regurgitamento alimentar) ou atípicos (dor, tosse crônica, chiado “tipo asma, bronquite” infecções respiratórias de repetição).
Descrição do Exame
Um cateter bem fino, (menos de 2 milímetros de diâmetro), será delicadamente introduzido pelo nariz e deglutido até o esôfago (logo acima do estômago). Neste cateter existem alguns sensores que farão medições no seu esôfago para verificar se está refluindo ácido do estômago. A outra extremidade do cateter estará conectada a um pequeno aparelho do tamanho de um celular, que ficará preso junto à sua cintura, armazenando as medições que estarão sendo feitas durante 24 horas. No dia seguinte, você deverá retornar ao Hospital Dia do Pulmão, para retirarmos o cateter e analisarmos os dados armazenados no aparelho.
A monitorização por 24 horas do pH esofágico é amplamente aceita como o teste diagnóstico mais confiável para detectar o refluxo gastro-esofágico (RGE). É um exame feito ambulatorialmente.
O RGE é a passagem do conteúdo gástrico (ácido e ou alimentos) para o esôfago. O pH esofágico varia de 5 a 7, quando cai abaixo de 4 sugere refluxo ácido. A monitorização do pH esofágico documenta a acidificação do esôfago durante períodos prolongados, com o cliente realizando suas atividades habituais.
Os sintomas do RGE podem ser típicos (vômitos frequentes, azia, queimação na região anterior do tórax, sensação de regurgitamento alimentar) ou atípicos (choro freqüênte no lactente, irritabilidade, sono agitado, déficit de crescimento, anemia, tosse recorrente, asma de difícil controle, infecções respiratórias de repetição, otites, laringites, bronquites, sinusites, etc).
O exame é realizado pela passagem de um cateter fino com somente 2 milímetros de diâmetro, através de uma das narinas até 5 cm do esfíncter esofágico inferior (logo acima do estômago). O cliente recebe anestesia local na mucosa nasal com pomada de xilocaína. Após, fixa-se muito bem o cateter na pele do cliente e retira-se 24 horas depois.
Em uma extremidade, o cateter possui um eletrodo que vai captar as informações sobre o pH e enviar para outra extremidade acoplada a um pequeno aparelho do tamanho de um “walkman” que deve ficar próximo do cliente (ao seu lado, na sua cintura ou na cintura da mãe).
Polissonografia é um exame que faz o registro completo da respiração e de sinais indicativos de apneias, oxigenação sanguínea, batimento cardíaco, ronco durante o sono.
A Polissonografia ambulatorial é indicada para diagnóstico de diversos distúrbios respiratórios do sono.
No Hospital Dia do Pulmão são analisadas e registradas variáveis respiratórias como ronco, fluxo de ar, oxigenação, posição e frequência cardíaca.
O polissonógrafo Stardust II é um aparelho portátil de última geração que possibilita realização do exame para detecção dos distúrbios respiratórios durante o sono no conforto de sua casa.
Indicações médicas de uma polissonografia:
*Apneia: Pausa respiratória durante o sono.
Consulte seu médico e pergunte sobre o ronco e a apneia e verifique se este exame está indicado no seu caso.
Teste realizado para verificar a sensibilidade (alergia) a certas substâncias (inalantes). A aplicação do teste é indolor.
São realizadas puncturas na pele, na região do antebraço para permitir que as substâncias entrem em contato com o organismo, com pequenas lancetas, descartáveis.
Durante o teste, você pode sentir coceira no local, que pode também ficar avermelhado e levemente inchado. O teste dura aproximadamente 30 minutos.
O TC6M é um procedimento que visa avaliar o esforço com o objetivo de verificar a condição muscular e respiratória para atividades do dia-a-dia.
Para obtermos um melhor resultado, devemos observar alguns detalhes:
COMO SE PREPARAR PARA O EXAME:
No dia do exame venha preparado para suar, trazendo roupas quentes, cobertor para ficar enrolado, no caso de bebês de colo e pode ainda trazer uma mamadeira com líquidos quentes para oferecer na hora da coleta do exame. Essas medidas agilizam a coleta de um exame com sucesso.
Os testes rápidos são uma ferramenta auxiliar para abordagem inicial de casos clínicos, possibilitando maior precisão e rapidez no diagnóstico de diversas doenças. Com a utilização dos testes, é possível diminuir uso de antibióticos e medicações tóxicas aos pacientes, minimizando efeitos adversos, diminuindo custos e melhorando a resolução dos casos.
Os testes são realizados somente após a indicação médica. Devido a sua alta precisão e rapidez de diagnóstico, é possível obter o resultado em alguns minutos.
O teste:
Feito com uma amostra da narina ou da garganta do paciente, obtida por meio de uma haste com algodão, parecida com as que se usa em casa na higiene das orelhas. O resultado fica pronto em torno de 15 minutos após a análise da coleta.
Os testes rápidos são uma ferramenta auxiliar para abordagem inicial de casos clínicos, possibilitando maior precisão e rapidez no diagnóstico de diversas doenças. Com a utilização dos testes, é possível diminuir uso de antibióticos e medicações tóxicas aos pacientes, minimizando efeitos adversos, diminuindo custos e melhorando a resolução dos casos.
Os testes são realizados somente após a indicação médica. Devido a sua alta precisão e rapidez de diagnóstico, é possível obter o resultado em alguns minutos.
O teste:
É capaz de detectar substâncias que aumentam no sangue, quando o coração está trabalhando com dificuldade. Realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue.
Os testes rápidos são uma ferramenta auxiliar para abordagem inicial de casos clínicos, possibilitando maior precisão e rapidez no diagnóstico de diversas doenças. Com a utilização dos testes, é possível diminuir uso de antibióticos e medicações tóxicas aos pacientes, minimizando efeitos adversos, diminuindo custos e melhorando a resolução dos casos.
Os testes são realizados somente após a indicação médica. Devido a sua alta precisão e rapidez de diagnóstico, é possível obter o resultado em alguns minutos.
O teste:
Detecta uma substância relacionada a coagulação do sangue, aumentando a sua concentração no sangue quando existe a formação de coágulos. Realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue.
Os testes rápidos são uma ferramenta auxiliar para abordagem inicial de casos clínicos, possibilitando maior precisão e rapidez no diagnóstico de diversas doenças. Com a utilização dos testes, é possível diminuir uso de antibióticos e medicações tóxicas aos pacientes, minimizando efeitos adversos, diminuindo custos e melhorando a resolução dos casos.
Os testes são realizados somente após a indicação médica. Devido a sua alta precisão e rapidez de diagnóstico, é possível obter o resultado em alguns minutos.
O teste:
São realizados por meio da coleta de secreção da garganta. Estes testes permitem analisar a presença de bactérias ou vírus que são perigosos para o nosso organismo, causando doenças respiratórias graves. O teste possibilita detectar se é necessário o uso de antibióticos precocemente.
Os testes rápidos são uma ferramenta auxiliar para abordagem inicial de casos clínicos, possibilitando maior precisão e rapidez no diagnóstico de diversas doenças. Com a utilização dos testes, é possível diminuir uso de antibióticos e medicações tóxicas aos pacientes, minimizando efeitos adversos, diminuindo custos e melhorando a resolução dos casos.
Os testes são realizados somente após a indicação médica. Devido a sua alta precisão e rapidez de diagnóstico, é possível obter o resultado em alguns minutos.
O teste:
Por meio de uma coleta de sangue é possível analisar a presença de anticorpos para a dengue e de partes do vírus no sangue do paciente.
Os pacientes que têm a dengue, frequentemente acabam procurando o Hospital Dia do Pulmão por terem febre e dores no corpo, mesmo não tendo sintomas respiratórios. Portanto, com o teste Panbio Dengue Duo da Allere é possível fa diagnóstico mais preciso e rápido, em até 20 minutos.
O que o teste avalia?
Este teste rápido, verifica se a pessoa já produziu os anticorpos contra a Covid-19, mas não detecta a presença do vírus.
Ou seja, ao ter contato com o vírus, o corpo produz anticorpos para combatê-lo.
Como o teste é realizado?
O exame é realizado com uma gota de sangue do paciente.
Quem pode fazer o exame?
O teste é indicado para pessoas que têm ou tiveram sintomas compatíveis o Coronavírus, por pelo menos 7 dias.
Ou para quem teve contato com uma pessoa infectada há 14 dias.
Em quanto tempo sai o resultado?
20 minutos*
* Tempo da reação do teste. Não está incluído neste tempo a entrada do paciente (recepção, cadastro, etc), triagem ou demais processos internos de atendimento ao paciente, o que pode levar até 40 min.
Onde é feito a coleta?
O teste pode ser coletado nas dependências do Hospital Dia do Pulmão ou na empresa solicitante*
*Acima de 10 testes.
Não há necessidade de prescrição médica.
A taxa de sensibilidade dos testes virais (antígeno e PCR) fica em torno de 60% no período designado acima. Por isto, é importante a análise do médico do resultado do teste para tomar a decisão sobre a necessidade de outros testes.
O teste IgG/IgM (anticorpos) tem a sua máxima sensibilidade após duas semanas de contato ou sintomas (mais de 90% de sensibilidade). Mas poderá ser realizado a partir do inicio da segunda semana de sintomas, já que nesse momento tem uma sensibilidade superior aos teste virais.
O que o teste avalia?
RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA (da molécula) do SARS-CoV-2 na amostra analisada.
Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento em traduzido em resultado positivo.
Como o teste é realizado?
O exame é realizado através de swab (um tipo de cotonete mais comprido), que coleta as secreções da nasofaringe (nariz e garganta) do paciente.
Quem pode fazer o exame?
O teste é indicado para pessoas que idealmente têm 1 a 7 dias de sintomas compatíveis o Coronavírus.
É utilizado também em pessoas que tiveram contato e desejam saber se foram contaminadas.
Em quanto tempo sai o resultado?
Em 48h. Pois o exame é realizado em laboratório parceiro e o processo de análise é mais longo.
Onde é feito a coleta?
O teste pode ser coletado nas dependências do Hospital Dia do Pulmão ou na empresa solicitante*
*Acima de 10 testes.
Há necessidade de prescrição médica do HDP.
A taxa de sensibilidade dos testes virais (antígeno e PCR) fica em torno de 60% no período designado acima. Por isto, é importante a análise do médico do resultado do teste para tomar a decisão sobre a necessidade de outros testes.
O teste IgG/IgM (anticorpos) tem a sua máxima sensibilidade após duas semanas de contato ou sintomas (mais de 90% de sensibilidade). Mas poderá ser realizado a partir do inicio da segunda semana de sintomas, já que nesse momento tem uma sensibilidade superior aos teste virais.
O que o teste avalia?
Método inovador para o rápido diagnostico do vírus covid-19. Ferramenta que detecta proteínas da cápsula viral.
Como o teste é realizado?
O exame é realizado através de swab (um tipo de cotonete mais comprido), que coleta as secreções da nasofaringe (nariz e garganta) do paciente.
Quem pode fazer o exame?
O teste é indicado para pessoas que idealmente têm 1 a 7 dias de sintomas compatíveis o Coronavírus.
É utilizado também em pessoas que tiveram contato e desejam saber se foram contaminadas.
Em quanto tempo sai o resultado?
Em 20 minutos*
* Tempo da reação do teste. Não está incluído neste tempo a entrada do paciente (recepção, cadastro, etc), triagem ou demais processos internos de atendimento ao paciente, o que pode levar até 40 min.
Onde é feito a coleta?
O teste pode ser coletado nas dependências do Hospital Dia do Pulmão ou na empresa solicitante*
*Acima de 10 testes.
Não há necessidade de prescrição médica.
A taxa de sensibilidade dos testes virais (antígeno e PCR) fica em torno de 60% no período designado acima. Por isto, é importante a análise do médico do resultado do teste para tomar a decisão sobre a necessidade de outros testes.
O teste IgG/IgM (anticorpos) tem a sua máxima sensibilidade após duas semanas de contato ou sintomas (mais de 90% de sensibilidade). Mas poderá ser realizado a partir do inicio da segunda semana de sintomas, já que nesse momento tem uma sensibilidade superior aos teste virais.
A perda temporária do olfato é um dos sintomas e sequelas mais frequentes em pacientes com o Coron...
LEIA MAISO assunto mais falado nos últimos dias é a respeito da Vacinação contra a Covid-19. Contudo, mui...
LEIA MAISO Hospital Dia do Pulmão estará com o seu Pronto Atendimento Pneumológico (adulto e pediátrico) ...
LEIA MAIS