Blog
VOLTAR

VACINA DA GRIPE PARA IDOSOS

Vacinação contra influenza: prevenção e eficácia da vacina Efluelda® para a população acima de 60 anos

A vacinação é amplamente reconhecida como a forma mais eficaz de prevenir a infecção por influenza e reduzir suas complicações. No entanto, a eficácia da vacina contra a influenza pode variar de acordo com a idade, comorbidades e competência imunológica do indivíduo, bem como a semelhança entre as cepas de vírus presentes na vacina e as que estão circulando na comunidade.

Nesse contexto, surge a vacina Efluelda®, especialmente desenvolvida para atender às necessidades da população acima de 60 anos. A principal vantagem dessa vacina é sua formulação com uma concentração mais elevada de antígenos por dose. Essa característica estimula de forma mais efetiva o sistema imunológico, aumentando a resposta do organismo contra as cepas A e B do vírus influenza. Como resultado, a Efluelda® demonstrou ser mais eficaz na prevenção da influenza e suas complicações, incluindo hospitalizações por pneumonia e eventos cardiorrespiratórios, quando comparada à dose padrão da vacina contra influenza.

No entanto, é importante salientar que a vacina Efluelda® é contraindicada para pessoas que apresentaram reação de hipersensibilidade sistêmica após a administração prévia de qualquer vacina influenza ou a qualquer componente da vacina, incluindo proteínas do ovo.

A vacinação contra influenza desempenha um papel crucial na proteção da saúde pública, e a Efluelda® se destaca como uma opção especialmente desenvolvida para a faixa etária acima de 60 anos. Os idosos fazem parte do grupo de risco para o desenvolvimento da forma grave da doença. Nesse ponto, a vacinação é extremamente recomendada para reduzir os casos de desenvolvimento de infecções respiratórias graves, internações e até mesmo óbitos. Abaixo, separamos as dúvidas mais frequentes sobre a vacina:

Quem pode tomar a vacina Efluelda?

A vacina da gripe Efluelda® é indicada para pessoas com mais de 60 anos. Atualmente, a vacina não está licenciada para pessoas abaixo de 60 anos de idade, ou seja, ela é contraindicada para quem está abaixo dessa faixa etária.

A vacina também é contraindicada para pessoas com história de hipersensibilidade ou reação alérgica conhecida a componentes da vacina ou a doses anteriores.

Qual é a diferença entre a vacina Efluelda® e a vacina da gripe tetravalente comum?

A Efluelda® tem uma quantidade maior de antígenos para todos os sorotipos contemplados na vacina quadrivalente. Ela tem 4 vezes mais a quantidade de antígenos que você tem para os subtipos influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B (Victoria e Yamagata) da vacina tetravalente habitual.

A vantagem é que ela confere 24% a mais de eficácia, ou seja, além da eficácia da vacina tetravalente habitual, você acrescenta 24% de eficácia.

Quantas doses são necessárias?

Assim como as vacinas da gripe trivalente e tetravalente de dose comum, a vacina Efluelda® é um imunizante de dose única.

Quem tomou a vacina da gripe comum pode receber Efluelda®?

Sim, pessoas com mais de 60 anos que já tomaram a vacina da gripe trivalente ou tetravalente podem receber a vacina Efluelda®, desde que seja respeitado o intervalo de 30 dias.

Reações adversas:

As reações adversas mais comuns da vacina Efluelda® são dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e dor muscular. Febre, diarreia e fadiga também podem estar entre os sintomas após a aplicação. Outros eventos adversos são raros.

Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.

QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO COM A NOSSA CONSULTORA DE VACINAS PELO (47) 99738-0422 OU CLIQUE AQUI

Horário para vacinação:

De segunda a sexta, das 8h às 19h.

Sábado, até às 12h

Domingos e feriados, FECHADO

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp