Blog
VOLTAR

Testes Rápidos

Existem inúmeras doenças em que o diagnóstico precoce é capaz de mudar o prognóstico do paciente, evitando o agravamento do quadro clínico, tratando a enfermidade de forma mais eficaz e menos invasiva. Em Blumenau, já é possível realizar um teste que auxilia no exame médico, permitindo exames mais rápidos, seguros e eficazes. 

Os testes rápidos são uma ferramenta auxiliar para abordagem inicial de casos clínicos, possibilitando maior precisão e rapidez no diagnóstico de diversas doenças. Com a utilização dos testes, é possível diminuir uso de antibióticos e medicações tóxicas aos pacientes, minimizando efeitos adversos, diminuindo custos e melhorando a resolução dos casos. 

O Hospital Dia do Pulmão, já utiliza o método, oferecendo o teste rápido para a Influenza, registrado pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os testes são realizados somente após a indicação médica. Devido a sua alta precisão e rapidez de diagnóstico, é possível obter o resultado em alguns minutos. 

A unidade possui três novos testes, são eles:

BNP, faringite estreptocóccica, RSV e D-Dímero, contribuindo e facilitando no diagnóstico de alguns casos. O médico responsável pela implantação dos novos testes, o pneumologista Dr. Ricardo Albaneze, explica que os testes são práticos e de fácil execução. “O exame pode ser realizado com a coleta de sangue ou com o fluido oral do paciente”, comenta.  

O médico ainda comenta que, o teste de faringite estreptocóccica, RSV e da gripe possibilitam descobrir precocemente o agente causador das infecções, auxiliando os especialistas sobre o uso de antibióticos para o tratamento da doença. No caso do teste do BNP e D-dímero, é possível estabelecer a causa da falta de ar, avaliando a possibilidade da origem ser cardíaca ou por embolia pulmonar. 

Como são realizados os testes? 

O Teste Rápido de Influenza é feito com uma amostra da narina ou da garganta do paciente, obtida por meio de uma haste com algodão, parecida com as que se usa em casa na higiene das orelhas. O resultado fica pronto em torno de 15 minutos após a análise da coleta.

O teste do BNP, é capaz de detectar substâncias que aumentam no sangue, quando o coração está trabalhando com dificuldade.

Já o D-dímero, detecta uma substância relacionada a coagulação do sangue, aumentando a sua concentração no sangue quando existe a formação de coágulos. "Ambos os testes são realizados a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue", observa. 

O teste da faringite estreptocócica e RSV são realizados por meio da coleta de secreção da garganta. "Estes testes permitem analisar a presença de bactérias ou vírus que são perigosos para o nosso organismo, causando doenças respiratórias graves. O teste possibilita detectar se é necessário o uso de antibióticos precocemente", finaliza. 

----

Para saber mais informações ou valores, entre em contato conosco no 47 3037-7099 ou envie uma mensagem na parte de contatos do site ou via mensagem de WhatsApp também no 47 3037-7099.
 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Horário Feriado - Corpus Christi

Neste feriado de Corpus Christi, mas o Pronto Atendimento do Hospital Dia do Pulmão estar&aac...

LEIA MAIS

Asma e bronquite: entenda a diferença entre as duas doenças

Engana-se quem pensa que a chegada das temperaturas mais baixas é apenas sinônimo de gr...

LEIA MAIS

Vacinar x Imunizar: entenda as diferenças para se prevenir corretamente

 É necessário mobilizar ações de conscientização...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.