Blog
VOLTAR

Perda de olfato e paladar já são considerados sintomas comuns em pessoas com a Covid-19, dizem especialistas

Uma pesquisa revelou que 68 pacientes relataram uma alteração no olfato e 71% do paladar.


A lista de sintomas provocados pela Covid-19 são atualizados semanalmente em todo o mundo. Além da febre, tosse e falta de ar, muitos pacientes infectados pelo Coronavírus apresentaram a perda temporária do olfato e paladar, sintomas que não são exclusivos da infecção, mas que podem indicar a doença. Uma pesquisa recente da Universidade de San Diego, revelou que 68 pacientes relataram uma alteração no olfato e 71% do paladar. O estudo analisou 102 pessoas com Covid-19 durante o mês de março.


A médica otorrinolaringologista do Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória, em Blumenau, Santa Catarina, Dra. Mariana Schmidt Kreibich, destaca que o comprometimento do olfato e do paladar pode ser um indicador precoce do Coronavírus e merece mais atenção na hora do diagnóstico. “Comparado aos outros sintomas, a hiposmia súbita teve grande associação com o diagnóstico da doença. Mas a boa notícia é que grande parte dos casos apresenta resolução espontânea do quadro, sendo em sua maioria em uma ou duas semanas”, diz. 


Para o otorrinolaringologista, Dr. Guilherme da Cunha Galvani, é importante lembrar que a perda do olfato ou do paladar pode indicar que a pessoa está com o vírus mesmo sem o surgimento de qualquer outro sintoma. “Portanto, todos os indivíduos que observarem uma perda de olfato ou paladar, devem se isolar, mesmo não apresentando outros sintomas, com o objetivo de evitar a propagação da doença”, informa Dr. Galvani, médico que complementa o corpo clínico do Hospital Dia do Pulmão. 


Por último, os médicos explicam que a redução de olfato e paladar são sintomas comuns em  infecções respiratória e podem  ser  causadas por obstruções do nariz, edema na membrana nasal e do excesso de secreções nasais. “A volta desses sentidos pode levar dias, semanas, às vezes até meses ou anos em casos mais raros. Porém, a medida que nos recuperamos, a função é retomada e, como resultado, voltamos a ter olfato e paladar”, concluem. 


  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp