Blog
VOLTAR

Máscaras de pano evitam que pessoas sem sintomas da Covid-19 transmitam o vírus, diz especialista

O mundo entrou em estado de alerta em razão do novo Coronavírus. Quando a pandemia teve início, a corrida em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem no comércio. Em decorrência da falta deste produto, o Ministério da Saúde tem realizado ações em todo o  Brasil, para apoiar os estados, municípios e Distrito Federal na compra desses equipamentos de proteção individual conforme suas necessidades. E vinha recomendando que o uso de máscaras cirúrgicas fosse restrito aos profissionais de saúde, que trabalham na assistência às pessoas doentes.


A recomendação era que as máscaras deveriam ser usadas apenas por quem apresenta sintomas da Covid-19 ou por quem atua na área de Saúde. Entretanto, a rápida disseminação da doença fez com que essa recomendação mudasse. A partir de agora as máscaras caseiras para proteção passaram a ser recomendadas pelo Ministério da Saúde, para proteção de todos os indivíduos, sem apresentar nenhum tipo de sintoma e que não trabalhe no setor de saúde, evitando que assintomáticos transmitam o vírus.


O médico pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, em Blumenau, Santa Catarina, Dr. Ricardo Albaneze, explica que a recomendação é que a proteção seja usada, já que isso demonstrou alguma associação à diminuição de transmissão da Covid-19 nos ambientes. “Quando a pessoa utiliza a máscara de pano, possui proteção contra partículas e também, normalmente, coloca menos a mão na boca, nariz e olhos. A máscara caseira, para ser utilizada corretamente, deve estar colocada junto à face, protegendo as áreas principais para a transmissão do Coronavírus”, diz. 


Dr. Albaneze destaca que as máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. E que devem conter dentro delas, quatro folhas de papel de cozinha, folha tripla, que precisam ser trocadas diariamente. “Caso a máscara não fique bem ajustada ao nariz, o indicado é colocar um fio de metal, que pode ser clips de escritório. É importante lembrar que, sempre que o indivíduo sair e retornar para sua casa, é necessário fazer a higiene da máscara com água e sabão”, explica. 


Por último, o médico pneumologista alerta que os cuidados de higiene em geral e principalmente lavação das mãos devem ser mantidos. “A atualização da carteira de vacinação, dando ênfase às vacinas da gripe e outras infecções respiratórias, alimentação saudável e atividade física regular, evitar lugares fechados e muito movimentados, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e descartar no lixo são algumas ações de prevenção contra a nova infecção respiratória”, conclui Dr. Albaneze. 


Assista ao vídeo: https://www.hospitaldopulmao.com.br/videos


  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp