Blog
VOLTAR

Especialista alerta a população sobre o aumento dos casos de doenças respiratórias na primavera

Nem só de flores é feita a primavera. Conhecida pelas belas paisagens, a estação também é a razão de muitos problemas respiratórios. Polinização das plantas, tempo seco e presença de partículas como ácaros, poeira e vírus no ar, contribuem para o aumento de quadros de rinite, bronquite e asma.

As alergias respiratórias mais comuns nesta época do ano, geralmente, são causadas pelo pólen das flores, conforme aponta a médica pneumologista pediátrica e alergologista do Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória de Blumenau, Santa Catarina, Dra. Caroline Gabriele Bernardes. “Com o início do processo de polinização das plantas, os grãos de pólen se concentrem em maior quantidade no ar. Quando uma pessoa que já sofre com alergia respira esse ar, o pólen entra em contato com a mucosa do nariz, causando sintomas como tosse, coriza, coceira no nariz e demais regiões das vias aéreas, dores de cabeça, coceira nos olhos, lacrimejamento, rouquidão, garganta seca, espirros e congestão nasal”, diz.

Além do pólen, a médica alerta para outro fator que pode provocar o aumento dos casos de doenças respiratórias na estação: a mudança de temperatura. “As alterações climáticas, alternando entre o quente do verão e o frio do inverno, são a razão de muitos problemas respiratórios. É muito comum que durante a primavera um dia faz sol e calor, e no outro, chove e faz frio. Essa mudança de temperatura ao longo do dia, é um grande agravante para os alérgicos”, afirma Dra. Caroline.

Para ajudar a prevenir as alergias na primavera, a pneumologista alerta para algumas medidas essenciais. “Evite o acúmulo de poeira, mofo e contato com pelos de animais, insetos e ácaros, mantenha as janelas de casa e carro fechadas, para que o pólen não circule no ar, porém, ventile a casa nas primeiras horas da tarde, quando os índices de pólen são mais baixos. Também é indicado lavar o nariz com soro fisiológico, pelo menos, uma vez ao dia, além disso, evite frequentar jardins ou locais com muito vento, flores e árvores, e utilize óculos de sol, ele ajuda a diminuir o contato dos olhos com o pólen. Também é importante secar as roupas no sol para eliminar microrganismos, como ácaros, que podem se acumular no tecido, e por último, use capas impermeáveis para forrar colchões, travesseiros e almofadas”, conclui Dra. Caroline Gabriele Bernardes.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp