Blog
VOLTAR

Editorial sobre o dia 29 de agosto

 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Para este ano, foi escolhido o tema
"Quem não fuma não é obrigado a fumar" que está alinhado com o artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – Tratado Internacional de saúde, ratificado pelo Congresso Brasileiro em novembro de 2005.

O objetivo é promover o conhecimento dos malefícios da fumaça do tabaco e a existência da Legislação que proíbe o fumo em recintos coletivos.

¨O desafio, portanto, é contribuir para que todas as unidades da federação adotem leis que promovam ambientes 100% livres da fumaça do tabaco ¨. (INCA)

É incontestável a profusão de trabalhos científicos que destacam os malefícios do tabagismo passivo e a necessidade de evitar a sua propagação.

A comprovação de que as toxinas tabágicas permanecem por muito tempo nas roupas e utensílios e são responsáveis pela contaminação e efeitos danosos (neurotoxidade) com prejuízo das habilidades cognitivas e problemas neurobiológicos além das patologias respiratórias. Principalmente nas crianças, que convivem com os fumantes, é a mais recente e contundente das informações técnicas (1.2)

A ¨Terceira Via ¨como é denominada repassa também ao fumante ativo, a responsabilidade da contaminação dos familiares, colegas de trabalho e do seu ciclo de relacionamento.

A experiência de Roma (3) a partir de 2005 e de Pueblo em 2007 (4) com a redução de até 41% dos eventos cardiocirculatórios agudos (IAM) em toda a população, a partir da proibição do tabagismo em locais públicos consolida a visão de saúde pública da legislação e medidas restritivas.

Desta forma é importante que empresas das áreas de entretenimento e hotelaria estejam atentas à constante exposição de seus funcionários e frequentadores à fumaça do cigarro e demais derivados do tabaco. Esses estabelecimentos devem assegurar a saúde dos clientes e, principalmente, dos empregados, já que são responsáveis pela segurança dos seus profissionais contra riscos ocupacionais, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (INCA)

Aos gestores repassa a necessidade de transpor as barreiras da operacionalização da legislação, projetos e campanhas pontuais.

Os jovens precisam ser orientados que o Narguilé, Arguile ou Shisha , tem o dobro de Monóxido de Carbono e Nicotina e a sua utilização em grupo para 60 minutos, pode indicar um consumo de até 10 litros de fumaça (100 a 200 X maior que o cigarro).

Os Tabagistas ainda encontram dificuldades de acesso e abordagem, suporte multiprofissional e de medicamentos na rede oficial.

Ficam muitas vezes a merce de iniciativas extra oficiais e filantropicase e até mais drasticamente a panaceias ostensivamente utilizadas por inescrupulosos terapeutas.

Nada mais importante que reconhecer que a abstenção ao tabagismo é uma necessidade que beneficia não só o fumante, mas a todos que com ele convivem e, em última instância a toda a comunidade.


 

 

Referências biliograficas
1.MassGeneral Hospital for Children Revista Pediatrics Janeiro 2009

 

 

 

 

 

2.Pediatrics. Published online July 11, 2011.

 

 

3.Cesaroni G, Forastiere F, Agabiti N, et al. Effect of the Italian smoking ban on population rates of acute coronary events. Circulation 2008; DOI: 10.1161/circulationaha.107.729889

 

 

 

 

4.Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), revista de los Centros de Control de Enfermedades 2007

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp