Blog
VOLTAR

Dia Mundial da Alergia: inverno pode agravar os quadros das alergias respiratórias

O inverno chegou. E durante a estação, algumas alergias e doenças respiratórias, como rinites, sinusites, asma, alergias e resfriados surgem com mais frequência, em virtude das baixas temperaturas e do clima seco, atingindo facilmente mais pessoas e agravando os quadros das alergias respiratórias. Para alertar as pessoas sobre a importância do tratamento das alergias, que, em alguns casos, podem provocar até a morte, no dia 08 de julho é comemorado o Dia Mundial da Alergia.

A pneumologista pediátrica, alergologista e imunologista do Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória de Blumenau (SC), Dra. Caroline Gabriele Bernardes, alerta que em tempos de pandemia, é preciso ficar atento para não confundir os sintomas. "Ao contrário do que acontece em pacientes diagnosticados com a Covid-19, as alergias não causam febre. Os sintomas mais comuns são: espirros, coriza, obstrução nasal, coceiras no nariz, ouvido, garganta, tosse e falta de ar", diz.

As alergias respiratórias atingem grande parte da população mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 40% das pessoas sofrem com algum tipo de alergia. A médica revela que entre as alergias respiratórias mais comuns estão a rinite e a asma. "A asma, por exemplo, consiste no estreitamento de canais de ar dos pulmões, mais conhecidos como brônquios, o que dificulta a respiração causando tosse seca, chiado e sensação de aperto no peito. A doença, pode surgir na infância e não tem cura, entretanto, possui tratamento que, na maioria dos casos, permite vida normal, evitando as crises e gravidades", afirma Dra. Caroline.

A médica explica que a rinite é ocasionada pela inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal e que no inverno é mais frequente por conta da maior proliferação de bactérias, ácaros e dos vírus que ocasionam as doenças respiratórias em roupas de inverno e cobertores que ficam guardados durante as outras estações e acabam desencadeando as crises de alergia. "Entre os sintomas, podemos destacar os espirros, tosse seca, coceira no nariz, coriza nasal clara e lacrimejamento dos olhos", conclui a pneumologista pediátrica, alergologista e imunologista do hospital.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp