Blog
VOLTAR

Ar-condicionado pode agravar doenças respiratórias

Nos dias quentes de verão, a maioria das pessoas costuma se refrescar em locais com ar-condicionado ou até mesmo dormir com o aparelho ligado para ter mais conforto. Mas esta prática pode ser preocupante para quem sofre com doenças respiratórias ou alergias, já que o ar-condicionado pode piorar ou desencadear alguns sintomas.

Isso, porque o aparelho acaba reduzindo a umidade do ar, que mais frio e seco ganha características semelhantes ao ar do outono e do inverno, estações conhecidas pelo aumento de crises relacionadas a doenças respiratórias. A maioria das pessoas não se sentirá incomodada, mas o ar-condicionado pode ressecar a faringe, a laringe, o nariz, a traqueia e os pulmões, piorando os sintomas em quem é portador de doenças respiratórias crônicas, como rinite e sinusite alérgicas, asma brônquica e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

O pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Ricardo Albaneze tem algumas dicas para manter a saúde mesmo exposto ao ar-condicionado por longos períodos durante o verão: “Use umidificadores de ar no ambiente, mantenha a higiene do ar-condicionado, use roupas adequadas pra não passar frio neste ambiente e tente manter uma temperatura mais amena 22°C a 24°C”.

Outro cuidado fundamental é evitar as bruscas variações de temperatura. A entrada e saída de ambientes mais quentes para mais frios, e vice-versa, é prejudicial. “É preciso lembrar de respirar pelo nariz e manter a hidratação”, aconselha o médico pneumologista.

- Manter o ar-condicionado limpo evita crises respiratórias

Além de evitar se expor ao ar-condicionado por longos períodos, é importante observar as orientações do fabricante quanto à limpeza, troca de filtro e manutenções. Isso irá garantir a boa qualidade do ar do produto e a máxima eficiência de refrigeração. “A limpeza é muito importante, visto que bactérias e fungos podem acabar contaminando as tubulações e filtros do ar, sendo automaticamente jogadas no ambiente ao se ligar o ar-condicionado após um longo período de desligamento”, aponta Dr. Ricardo Albaneze.

Além disso, quando ninguém estiver no local, é adequado desligar o sistema, para reduzir a circulação de partículas potencialmente prejudiciais e economizar energia.

Essas informações valem também para o ar-condicionado do seu veículo. Caso você perceba alguma alteração em seu sistema respiratório, busque auxílio. O Hospital Dia do Pulmão tem médicos especializados para o tratamento de todos os tipos de doenças respiratórias.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp