Blog
VOLTAR

1° Semana da Asma: Conscientização e prevenção

De 2 a 5 de maio o Hospital Dia do Pulmão realiza a 1ª Semana da Asma em alusão ao Dia Mundial da Asma celebrado no dia 2 de maio.

O Dia Mundial da Asma (World Asthma Day - WAD) é organizado pela Global Initiative for Asthma, (GINA) (www.ginasthma.org), uma organização colaborativa da Organização Mundial da Saúde, fundada em 1993. O WAD é realizado todo mês de maio para aumentar a conscientização da asma em todo o mundo.

A OMS reconhece que a doença é uma problemática de grande importância para a saúde pública. De acordo com a organização, estimou-se que mais de 339 milhões de pessoas desenvolveram a doença em todo o mundo e houve 417.918 mortes devido à asma em nível global em 2016. Embora não possa ser curada, é possível controlar a asma para reduzir e prevenir crises da doença, também chamados de episódios ou exacerbações.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que causa sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse e aperto no peito, podendo levar a crises agudas e até mesmo hospitalizações. Estima-se que cerca de 10% da população brasileira sofra com a doença, sendo mais comum em crianças e adultos , sendo popularmente denominada como Bronquite Alérgica e Bronquite Asmática.

A falta de conscientização pode levar a um diagnóstico tardio e manejo inadequado, resultando em impactos significativos na qualidade de vida dos pacientes.

Visando conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, manejo adequado e prevenção, o Hospital Dia do Pulmão realizará a semana da asma. Um evento que contará com a participação de especialistas em pneumologia, alergologia e pediatria, com palestras a fim de esclarecer dúvidas e fornecer orientações e informações sobre os avanços mais recentes no diagnóstico e tratamento dentro de suas especialidades.

Confira a programação completa da 1° Semana da Asma do Hospital Dia do Pulmão 2023:Rodas de Conversa - Até 18 pessoas por dia.

  • 02/05 (terça-feira) - 14h - Sou asmático e fumo. E agora? - Dra. Caroline Uber - Pneumologista do Hospital Dia do Pulmão
  • 03/05 (quarta-feira) - 15h - Tenho asma, posso ter animais de estimação? E o mofo e a poeira podem me prejudicar? - Dra. Caroline Bernardes - Pneumologista pediatra e alergologista do Hospital Dia do Pulmão
  • 04/05 (quinta-feira) - 15h - Meu filho tem Asma. E agora? - Dra. Melina - Pneumologista pediatra do Hospital Dia do Pulmão
  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp