Depende de cada vacina. O ideal é trazer a carteira de vacinação com o registro das doses anteriores para que possamos realizar uma avaliação específica da situação vacinal.
Sim, desde que a pessoa não esteja apresentando febre.
Não. A dose não deve ser repetida.
Não, a proteção inicia-se após alguns dias da vacinação (em média 15 dias). A proteção conferida pelas vacinas depende da resposta do sitema imune de cada pessoa.
Entre em contato com o serviço em que você realizou a vacina para uma orientação específica e para que o serviço possa registrar o evento adverso.
Sim, se a pessoa estiver sem febre, pode tomar a vacina.
Quem amamenta pode tomar a vacina. Não existem contraindicações formais para a administração da vacina em mulheres que se encontrem amamentando.
A vacina é produzida por vírus inativados (vírus mortos e fracionados). Não existe, portanto, o risco de se adquirir gripe por meio da vacina.
Infecções virais leves não contra-indicam a vacinação. Doenças que comprometem o estado geral, com ou sem febre, indicam necessidade de postergar a vacina.
Sim. A amamentação não possui qualquer contra-indicação a nenhuma das vacinas.
Para uma melhor/maior resposta do sistema imunológico.
A vacinação da gestante é muito importante para proteção do recém-nascido e da própria mãe. Durante a gestação em geral a maior preocupação é com as vacinas de hepatite B, gripe, tétano/difteria/coqueluche.
Em função da epidemiologia atual, com muitos casos de coqueluche ocorrendo em vários estados do Brasil, inclusive na Bahia, a vacina tríplice acelular do adulto que contem o componente coqueluche, é muito importante de ser utilizada não só pela gestante, mas também, pelas pessoas que convivem e cuidam do recém-nascido.
As vacinas atenuadas são contra-indicadas em gestantes (Tríplice Viral, Varicela e Febre Amarela). Em gestantes com condições especiais de saúde entre elas cardiopatias, pneumopatias, HIV/aids, diabetes mellitus, outras vacinas podem ser indicadas após avalialção médica cuidadosa.
Vacinas e medicamentos podem causar algumas reações. As reações dependem do organismo de cada pessoa e do tipo de vacina. As reações mais comuns de muitas vacinas são as relacionadas ao local da aplicação: dor, calor, vermelhidão.
Confira a resposta desta e outras perguntas sobre a vacina contra a Covid-19 AQUI
Nosso corpo clínico marcou presença no II Congresso Catarinense de Pneumologia que acont...
LEIA MAISNa última semana, o Dr. Luiz Otávio, do Hospital Dia do Pulmão, foi um dos homenageados em uma so...
LEIA MAISOndas de calor têm se tornado cada vez mais frequentes e afetam diretamente o nosso sistema respira...
LEIA MAIS