Blog
VOLTAR

Vacinação Contra a Febre Amarela é Recomendada para todo o País

O Ministério da Saúde ampliou para todo o território brasileiro a vacinação contra a Febre Amarela e não mais apenas para áreas de risco.

O Ministério da Saúde vai discutir já estuda a possibilidade de ampliar a recomendação da vacina de febre amarela para todo o país ainda neste ano por causa da circulação do vírus em novas áreas. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou a proposta durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília, e também pretende levar a discussão para entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Se a ideia for pra frente, a estratégia de imunizar toda a população deve ser feita de forma gradual. Segundo o ministro, haveria uma programação diferente para cada estado.

Atualmente, áreas do Nordeste, do Sul e do Sudeste do país não fazem parte das regiões de recomendação de vacina por não apresentarem circulação do vírus. E a proposta serviria justamente para manter esses locais livres da febre amarela, assim como diminuir o risco de viajantes acabarem contraíndo a enfermidade ao visitarem outro canto do Brasil.

Cabe lembrar que, esse ano, foram registrados casos de febre amarela dentro da cidade de São Paulo – um local que, até pouco tempo atrás, também não sofria com a presença do vírus. Mas atenção: não estamos falando de febre amarela urbana. Até o momento, os paulistanos que caíram de cama com a doença frequentaram regiões dentro da capital com matas onde macacos mortos foram encontrados (parques, por exemplo).

Com esse projeto, mais 34 milhões de pessoas seriam imunizadas, sendo 11 milhões nas regiões Sul e Sudeste, além de 23 milhões no Nordeste. Para dar conta do recado, o Ministério da Saúde aguarda o funcionamento da nova fábrica da Libbs Farmacêutica, em São Paulo, que poderá produzir mais 4 milhões de vacinas por mês.

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/vacina-da-febre-amarela-pode-ser-recomendada-para-o-brasil-todo/ 

 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Dia da Imunização marca importância de manter vacinas em dia

Data celebrada em 9 de junho lembra das doenças que já foram erradicadas por conta da vacinação ...

LEIA MAIS

Asmaland - O aplicativo que ajuda no combate à asma

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) estima que cerca de 10% a 15% das criança...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp