Blog
VOLTAR

Unidade de saúde de Blumenau conta como se mantém sem contaminação interna desde o inicio do enfrentamento da Covid-19

No combate ao novo Coronavírus, profissionais de saúde ao redor de todo o mundo estão diariamente em contato com pessoas com suspeita ou confirmação da doença e, portanto, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área compõem o grupo mais exposto ao risco de contágio. Na linha de frente na luta contra a Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória, em Blumenau, realizou estratégias, planejamentos, políticas e boas práticas internas para conseguir se manter sem contaminação interna, garantindo os cuidados e prestando os melhores serviços aos pacientes. 

Com ações e protocolos que a unidade desenvolveu, o hospital se mantém sem contaminação interna de seus profissionais desde o início da pandemia do novo Coronavírus. “Todos os profissionais fazem o atendimento utilizando equipamentos de proteção individual, além disso a limpeza de todos os ambientes do hospital foram reforçadas, bem como a colocação de álcool em gel para a higienização das mãos. Os pacientes  são submetidos a triagem  clínica e complementar, e são direcionados  para ambientes específicos conforme qualquer  suspeita de Coronavírus. Nas salas de espera, corredores e salas de atendimento o hospital dispõe de sinalizações com as devidas orientações para este período de pandemia. As cadeiras nas salas de espera também ficam distantes para evitar aglomeração”, informa o médico pneumologista e diretor técnico da unidade, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.

Além disso, o hospital implantou um Comitê de Controle do Covid-19, composto por equipe médica, enfermagem, Gestão de Pessoas e Centro de Pesquisas Clínicas. “O Comitê foi desenvolvido com o objetivo de acompanhar a agilidade, os avanços e as condutas da doença. Com a implementação é possível debater as mudanças que temos que implementar para um manuseio seguro e correto da pandemia”, destaca Dr. Kreibich.

O médico também destaca que os colaboradores com mais de 60 de anos ou portadores de doenças que os colocam no grupo de risco da Covid-19 foram afastados temporariamente para dar mais segurança a estas pessoas. 

Dr. Kreibich revela que os dados dos países  que precedem o Brasil no combate ao Covid-19, demonstraram que a taxa de  infecção dos trabalhadores de saúde é significativamente maior, cerca de 2,10% do que  de outros  trabalhadores (0.43%). "A maioria dos profissionais  infectados pertenciam a hospitais gerais (89.26%), seguido por hospitais especializados (5.7%) e hospitais comunitários (5,04%). Desta  forma podemos  concluir que  além da natureza da  nossa instituição, as medidas implementadas pelo Comitê de Controle do Covid-19 e o engajamento da equipe vem alcançando ao longo desta pandemia, a segurança e a tranquilidade para o nosso corpo técnico funcional, para os pacientes  que nos procuram e  para toda a comunidade", conclui Dr. Kreibich.


  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp