Blog
VOLTAR

Tuberculose: 90% das mortes são causadas pela falta de tratamento

Tosse persistente, cansaço excessivo e falta de apetite, podem ser sintomas da tuberculose, doença infectocontagiosa, considerada a mais mortal do mundo. O bacilo, que é transmitido de pessoa para pessoa, se espalha por meio de gotículas de saliva, disseminada pela fala, espirro ou tosse da pessoa contaminada pelo bacilo. 

No próximo domingo, dia 24 de março, é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose, que tem o objetivo de alertar a população a respeito da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS), ressalta que a tuberculose está entre as doenças infecciosas que mais mata no mundo. Segundo a entidade, em 2016, mais de 10,4 milhões de pessoas ficaram doentes em consequência da tuberculose, e cerca de 1,3 milhões de pessoas vieram a óbito em todo o mundo. No Brasil, foram registrados cerca de 70 mil casos da doença em 2017, de acordo com o Ministério da Saúde. 

O médico pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, Dr. Jorge Marcelo Dornelles Diehl, alerta que cerca de 90% das mortes causadas pela doença, são ocasionadas pela falta de tratamento. “Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores são as chances de cura e de prevenção da transmissão para outras pessoas”, comenta. 

O médico comenta que, o tratamento da doença pode ser realizado com antibióticos, no tempo mínimo de seis meses. “É importante que as pessoas façam o tratamento até o final, desta forma, elimina o risco da resistência da bactéria no organismo”, explica. 

Dr. Jorge também ressalta que a doença pode se manifestar de duas formas: pulmonar e extrapulmonar. “A forma pulmonar é a mais comum, afetando somente o pulmão. Enquanto a extrapulmonar, pode entrar na corrente sanguínea e afetar outros órgãos do corpo humano”, ressalta. 

Dornelles ainda explica que a tuberculose extrapulmonar é mais comum em pessoas com  dificuldade em conter a infecção, como por exemplo, recém-nascidos, pacientes com AIDS e imunodeficiência.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp