Blog
VOLTAR

Quem deve se imunizar contra a Febre Amarela?

O Departamento de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina divulgou que, de janeiro até março deste ano, foram aplicadas 225.408 mil doses da vacina contra febre amarela no estado. 


O departamento divulgou no último relatório que foram notificados 20 casos humanos suspeitos de febre amarela, destes, 19 casos foram descartados e um permanece em investigação. A organização também divulgou que, no período de janeiro até março, foram notificados quatro casos suspeitos de evento adverso grave pós-vacinação. Destes, três permanecem em investigação e um foi confirmado.


Para aumentar o número de pessoas imunizadas contra a doença, a Prefeitura de Blumenau, em parceria com a Secretaria de Promoção da Saúde, promove no dia 16 de março, um dia voltado à vacinação em prevenção a febre amarela. este sábado, quatro dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade funcionarão das 9h às 18h para aplicação das doses da vacina.
Os AGs disponíveis para a vacinação da população blumenauense são: Garcia, Velha, Itoupavas e Fortaleza. Para adquirir a dose, é preciso levar a carteira de vacinação e um documento de identificação. 


O Hospital Dia do Pulmão também dispõe da vacina contra a Febre Amarela, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h. E sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.  Além disto, a unidade emite o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), caso o paciente precise. 


A febre amarela 


Dor de cabeça, febre, cansaço, olhos, pele,mucosas amareladas e comprometimento do fígado, são sintomas da febre amarela, enfermidade que é transmitida pela picada do mosquito Hemagogus, mais recorrente no meio silvestre, como áreas rurais ou floresta. Nas cidades, a doença é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes Aegypti. 


O diretor técnico e médico pneumologista, Dr. Laerte da Costa Alberton, do Hospital Dia do Pulmão explica que o vírus é transmitido por mosquitos transmissores infectados e não existe condições de transmissão de pessoa para pessoa. “A febre amarela possui grande impacto epidemiológico, já que apresenta alta gravidade clínica e potencial de disseminação pelo mosquito Aedes Aegypti nos grandes centros urbanos”, comenta. O médico ainda ressalta que os macacos não transmitem a doença, e, sim, sinalizam sobre a circulação e surgimento do vírus no local em que vivem.


Com o aumento da incidência dos casos de febre amarela em todo o país, a imunização contra o vírus tornou-se ainda mais essencial para toda a população. Depois da confirmação de um caso de febre amarela no litoral do Paraná em janeiro deste ano, Santa Catarina tornou-se área de recomendação de vacina contra a doença. Portanto, todos os moradores dos 295 municípios catarinenses precisam imunizar-se contra a doença, que pode, inclusive, matar.


O pneumologista ressalta que a vacina é a forma mais eficaz de prevenção e uma única dose é o suficiente para prevenir a doença por toda a vida. “A vacina estimula o organismo a produzir anticorpos que impedem que o vírus se instale no corpo humano”, explica. 


O especialista destaca que a vacina é indicada com uma dose única, para pessoas de nove meses a 59 anos de idade, que ainda não tenham sido vacinadas. Acima de 60 anos, é preciso apresentar prescrição médica. Dr. Laerte também explica que a ocorrência de eventualidades adversas após a vacinação é considerada rara e necessita de atendimento médico imediato, necessitando ser investigada pela vigilância epidemiológica.
 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp