Blog
VOLTAR

O que é importante saber antes de se vacinar contra a gripe?

Com a chegada do outono e dos dias mais frios, fica cada vez mais importante relevante destacar a importância que a vacinação contra a gripe tem na vida da população. 

Para ajudar a comunidade, o pneumologista do Hospital, Mauro Kreibich, respondeu às principais questões que costumam preocupar quando o assunto é a vacina contra a gripe. Confira:

Já posso tomar a vacina?
Sim. A vacina contra a gripe já pode ser adquirida na rede privada e na rede pública estará disponível para grupos de maior risco de complicações a partir do dia 23/04. No Hospital do Pulmão, um dos diferenciais é a compra das doses e agendamento da vacinação pelo telefone 47 3037-7099 ou no WhatsApp, com o mesmo número do telefone fixo (WhatsApp HDP). 

Quais são os tipos de vacina que existem?
As vacinas podem ser trivalentes ou quadrivalentes.

A Vacina Trivalente Antigripal, é composta de 3 cepas (espécies) da Influenza, sendo: 2 tipos de A (H1N1 e H3N2) e 1 tipo de B.

A Vacina Quadrivalente Antigripal 2020, oferecida no Hospital Dia do Pulmão, é composta de 4 cepas (espécies) da Influenza. Ou seja, ao tomar uma única dose desta vacina o seu corpo estimulará a imunização contra 2 tipos de A (H1N1 e H3N2) e 2 tipos de B.

O Hospital Dia do Pulmão trabalha apenas com vacinas quadrivalentes.

Quem pode tomar a vacina? 
Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade podem ser vacinadas. Indivíduos alérgicos à proteína do ovo, devem consultar seu médico para verificar a possibilidade da aplicação.

Quem deve tomar a vacina?
Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade também devem tomar a vacina. Mas os chamados grupos de risco têm uma obrigatoriedade maior. São eles: gestantes, idosos, crianças menores de 5 anos e pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardiológicas e diabetes), professores e profissionais da saúde.

Quem toma a vacina fica gripado?
Não. A vacina contra a gripe é feita com partes mortas dos vírus influenza, não tendo assim capacidade de originar a doença. 

Se estiver doente ou com febre, posso receber a dose?
Não há problema em vacinar quem esteja resfriado ou com algum tipo de dor. Quando a pessoa tem febre, ou alguma infecção mais forte, como uma pneumonia, por exemplo, os médicos normalmente indicam adiar a aplicação da vacina para que ela não corra o risco de sofrer o desconforto dos eventuais efeitos colaterais quando já não está se sentindo bem. 

Quem toma antibiótico ou corticoide pode se vacinar?

Sim. A vacina não atrapalha o efeito dos antibióticos, e vice-versa.

Quantas doses tomar?
É recomendado uma dose anualmente. Crianças menores de 9 anos podem precisar de duas doses se estiverem tomando a vacina da gripe pela primeira vez.

Depois de quanto tempo ela começa a fazer efeito?
A vacina demora cerca de 15 dias para começar a fazer efeito. E o efeito máximo ocorre 2 meses após a aplicação.

Qual a duração da imunização?
A duração da imunização contra o vírus influenza é de cerca de oito meses. O período geralmente cobre todos os meses mais frios do ano.

A vacina tem 100% de garantia?
A vacina possui uma média de 80% de eficácia. E mesmo quem contrair alguma gripe após se vacinar, tende a sentir a doença de forma mais amena.
 

Novo local

O Centro de Vacinas e Imunizações do Hospital Dia do Pulmão está em novo local, ao lado do Laboratório Hemos e longe dos atendimentos hospitalares.

Agendamento

Agende a sua vacina ligando no 47 3037-7099 ou enviando mensagem por WhatsApp no mesmo número (ou clique aqui).

Dúvidas?

Tem dúvidas sobre a vacinação? Fale com a nossa Consultora de Vacinas por WhatsApp (clique aqui).

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Dia da Imunização marca importância de manter vacinas em dia

Data celebrada em 9 de junho lembra das doenças que já foram erradicadas por conta da vacinação ...

LEIA MAIS

Asmaland - O aplicativo que ajuda no combate à asma

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) estima que cerca de 10% a 15% das criança...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp