Blog
VOLTAR

O que é importante saber antes de se vacinar contra a gripe?

Com a chegada do outono e dos dias mais frios, fica cada vez mais importante relevante destacar a importância que a vacinação contra a gripe tem na vida da população. 

Para ajudar a comunidade, o pneumologista do Hospital, Mauro Kreibich, respondeu às principais questões que costumam preocupar quando o assunto é a vacina contra a gripe. Confira:

Já posso tomar a vacina?
Sim. A vacina contra a gripe já pode ser adquirida na rede privada e na rede pública estará disponível para grupos de maior risco de complicações a partir do dia 23/04. No Hospital do Pulmão, um dos diferenciais é a compra das doses e agendamento da vacinação pelo telefone 47 3037-7099 ou no WhatsApp, com o mesmo número do telefone fixo (WhatsApp HDP). 

Quais são os tipos de vacina que existem?
As vacinas podem ser trivalentes ou quadrivalentes.

A Vacina Trivalente Antigripal, é composta de 3 cepas (espécies) da Influenza, sendo: 2 tipos de A (H1N1 e H3N2) e 1 tipo de B.

A Vacina Quadrivalente Antigripal 2020, oferecida no Hospital Dia do Pulmão, é composta de 4 cepas (espécies) da Influenza. Ou seja, ao tomar uma única dose desta vacina o seu corpo estimulará a imunização contra 2 tipos de A (H1N1 e H3N2) e 2 tipos de B.

O Hospital Dia do Pulmão trabalha apenas com vacinas quadrivalentes.

Quem pode tomar a vacina? 
Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade podem ser vacinadas. Indivíduos alérgicos à proteína do ovo, devem consultar seu médico para verificar a possibilidade da aplicação.

Quem deve tomar a vacina?
Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade também devem tomar a vacina. Mas os chamados grupos de risco têm uma obrigatoriedade maior. São eles: gestantes, idosos, crianças menores de 5 anos e pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardiológicas e diabetes), professores e profissionais da saúde.

Quem toma a vacina fica gripado?
Não. A vacina contra a gripe é feita com partes mortas dos vírus influenza, não tendo assim capacidade de originar a doença. 

Se estiver doente ou com febre, posso receber a dose?
Não há problema em vacinar quem esteja resfriado ou com algum tipo de dor. Quando a pessoa tem febre, ou alguma infecção mais forte, como uma pneumonia, por exemplo, os médicos normalmente indicam adiar a aplicação da vacina para que ela não corra o risco de sofrer o desconforto dos eventuais efeitos colaterais quando já não está se sentindo bem. 

Quem toma antibiótico ou corticoide pode se vacinar?

Sim. A vacina não atrapalha o efeito dos antibióticos, e vice-versa.

Quantas doses tomar?
É recomendado uma dose anualmente. Crianças menores de 9 anos podem precisar de duas doses se estiverem tomando a vacina da gripe pela primeira vez.

Depois de quanto tempo ela começa a fazer efeito?
A vacina demora cerca de 15 dias para começar a fazer efeito. E o efeito máximo ocorre 2 meses após a aplicação.

Qual a duração da imunização?
A duração da imunização contra o vírus influenza é de cerca de oito meses. O período geralmente cobre todos os meses mais frios do ano.

A vacina tem 100% de garantia?
A vacina possui uma média de 80% de eficácia. E mesmo quem contrair alguma gripe após se vacinar, tende a sentir a doença de forma mais amena.
 

Novo local

O Centro de Vacinas e Imunizações do Hospital Dia do Pulmão está em novo local, ao lado do Laboratório Hemos e longe dos atendimentos hospitalares.

Agendamento

Agende a sua vacina ligando no 47 3037-7099 ou enviando mensagem por WhatsApp no mesmo número (ou clique aqui).

Dúvidas?

Tem dúvidas sobre a vacinação? Fale com a nossa Consultora de Vacinas por WhatsApp (clique aqui).

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp