Blog
VOLTAR

O que é hipertensão pulmonar?

Hipertensão pulmonar é uma doença que se caracteriza pela dificuldade na passagem do sangue pelos vasos pulmonares por uma série de motivos. Essa dificuldade acarreta aumento da pressão nestes vasos que levam o sangue ao pulmão para sua oxigenação.

Esta doença é classificada em grupos conforme a causa que leva a este aumento na pressão nos vasos pulmonares.

Esta divisão foi elaborada pois há mais de 90 causas para ocorrer este problema e conforme a causa o tratamento é diferente.

  • O grupo 1 é composto de pacientes que tem doenças reumatológicas como o lúpus e a esclerose sistêmica, a hipertensão pulmonar idiopática, a relacionada ao vírus HIV e a esquistossomose, além das cardiopatias congênitas e secundário ao uso de algumas medicações.
  • O grupo 2 é composto por pacientes com insuficiência cardíaca esquerda.
  • O grupo 3 é composto por pacientes que tem doenças respiratórias como o enfisema, fibrose pulmonar e a apneia do sono.
  • O grupo 4 é composto por pacientes que tiveram embolia pulmonar.
  • O grupo 5 é composto por doenças que são mais raras causadoras de hipertensão pulmonar como a sarcoidose, doenças do sangue e da tireoide. 

Os pacientes com esta doença são em geral diagnosticados inicialmente pela ecocardiografia que mostra os sinais da dificuldade na passagem do sangue pelo pulmão. O médico vendo este problema em geral encaminha para centro especializado no diagnóstico e tratamento. Este paciente normalmente terá que realizar cateterismo cardíaco para ter precisão no diagnóstico e assim poder proceder ao tratamento. 

O tratamento desta doença avançou muito nos últimos anos e hoje temos várias medicações no mercado brasileiro que ajudam muito aos pacientes e algumas são inclusive fornecidas pelo governo. Alguns casos podem ser considerados para cirurgia e eventualmente procedimentos por cateterismo.

O nosso desafio hoje é fazer o diagnóstico o mais precocemente possível. O diagnóstico precoce salva vidas e faz com que o tratamento seja mais eficaz. 

É importante que os pacientes que tenham falta de ar ou dor no peito ou cansaço venham ao atendimento médico e façam o ecocardiograma para que possam ter o diagnóstico já que não há um sinal ou sintoma específico da doença. 
 

  • COMPARTILHE
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp