Blog
VOLTAR

Novo Teste Rápido para o Diagnóstico da Dengue

O resultado fica pronto em 20 minutos e permite um tratamento mais rápido, seguro e eficaz.

O mosquito Aedes aegypti está gerando preocupação na população de Santa Catarina. O número de casos confirmados de dengue no estado catarinense chegou a 1.831 casos de dezembro de 2018 a outubro deste ano, representando um aumento de aumento 377%, em comparação com o mesmo período no último ano, de acordo com o último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica no Estado (DIVE). 

Considerado um problema de saúde pública em todo o território brasileiro, o vírus causa sintomas como febre alta, enjoo, vômitos e dores no corpo, e em casos mais graves pode levar a morte. O médico pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Ricardo Albaneze, destaca que a doença tem cura, desde que seja diagnosticada com antecedência e receba o tratamento adequado. “O diagnóstico precoce é capaz de mudar o prognóstico do paciente, evitando o agravamento do quadro clínico, tratando a dengue de forma mais eficaz e menos invasiva. É o caso dos testes rápidos, que auxiliam permitindo exames mais rápidos, seguros e eficazes”, diz. 

Teste rápido para o diagnóstico da dengue em Blumenau 

Em virtude desse aumento dos casos de dengue no estado catarinense nos últimos meses, o Hospital Dia do Pulmão procurou melhorar a rotina de diagnóstico dos casos em que a febre está presente nos pacientes. “Introduzimos o teste Panbio Dengue Duo da Allere que faz o diagnóstico mais preciso e rápido, em até 20 minutos”, comenta Albaneze. 

A unidade já utiliza o método, oferecendo o teste rápido para a Influenza, BNP, faringite estreptocóccica, RSV e D-Dímero, registrados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Os testes são realizados somente após a indicação médica. Devido a sua alta precisão e rapidez de diagnóstico, o teste diminui os custos e melhora a resolução dos casos”, explica Albaneze, médico responsável pela implantação do novo teste no hospital. 

Como funciona? 

O médico explica que por meio de uma coleta de sangue é possível analisar a presença de anticorpos para a dengue e de partes do vírus no sangue do paciente. “Os pacientes que têm a dengue, frequentemente acabam procurando o Hospital Dia do Pulmão por terem febre e dores no corpo, mesmo não tendo sintomas respiratórios. Portanto, com este teste podemos dar uma informação de maneira mais precisa para o paciente que procura o nosso atendimento, já que a especificidade do teste é de mais de 95%”, conclui o pneumologista. 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp