Blog
VOLTAR

Informações sobre o Coronavírus

O novo Coronavírus ou Doença Respiratória de 2019-nCoV, nome oficial divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é da família Coronavidae. Conhecido desde a década de 1960, o vírus causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. 

O médico pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, em Blumenau, Santa Catarina, Dr. Mauro Sérgio Kreibich, destaca que o vírus reúne potencial infeccioso que ocasiona sintomas semelhantes a um quadro gripal,  podendo evoluir para quadros clínicos mais graves. “O Coronavírus pode causar maior impacto em termos de saúde pública, como foi o caso da SARS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) em 2003 e da MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) em 2012", diz. 

O fato é que existem muitas dúvidas sobre o novo Coronavírus. O pneumologista esclareceu algumas delas sobre a infecção que está provocando apreensão mundial. Confira. 

Ao contrair o vírus, a morte é inevitável? 

O indivíduo que contrair o Coronavírus neste ano, não tem sentença de morte. Embora  o número de pacientes infectados cresça  rapidamente, neste momento a taxa de mortalidade é considerada baixa, ou seja, cerca de  3 % dos casos. 

Quais são os sintomas?

O quadro é semelhante ao da gripe, do vírus influenza, ocasionando tosse, coriza, febre e dores musculares.  Casos graves podem evoluir para pneumonia, dificuldade respiratória e sintomas gastro intestinais.É importante lembrar que o vírus pode ficar incubado de dois a catorze dias no organismo. 

Saiba mais em: https://www.hospitaldopulmao.com.br/infocorona

Como ele é transmitido?

A característica  do novo Coronavírus é que ele é altamente transmissível. Existem algumas dúvidas sobre esta contaminação, porém, a transmissão de pessoa para pessoa já está oconfirmada “A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal, como: saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal, contato com objetos ou superfícies contaminadas, que posteriormente pode ser levado a boca, nariz ou olhos”, esclarece Dr. Kreibich. 

Como se proteger? 

A incorporação dos cuidados de higiene em geral e principalmente lavação das mão deve ser reativada. A atualização da carteira de vacinação, dando ênfase às vacinas da gripe e outras infecções respiratórias, máscaras quando o indivíduo estiver com suspeitas de um quadro sugestivo ou um quadro  gripal, além da alimentação saudável e atividade física regular. 

Como é feito o tratamento?

Ainda não existe um medicamento especifico para a doença. Os pacientes são tratados com medidas de suporte e, nos casos mais graves existe a utilização da terapia intensiva.

Para os casos mais leves, o recomendado é isolamento. Saiba mais em: https://www.hospitaldopulmao.com.br/isolamento-domiciliar

As vacinas Prevenar 13 e Pneumocócica 23, ajudam o organismo a não evoluir para uma pneumonia? 

A Prevenar 13 previne cerca de 90% das doenças graves, ocasionados pela bactéria Pneumococo como a pneumonia, meningite e otite. Já a vacina  Pneumocócica 23 ajuda na prevenção de doenças pneumocócicas graves, como pneumonia, meningite e bacteremia ou septicemia. As vacinas possuem indicações para determinadas faixas etárias e condições clinicas ou doenças pré existentes e  portanto necessitam de  prescrição medica especifica.   

"É importante destacar que as pessoas mais suscetíveis  todo e  qualquer  vírus, incluindo o Coronavírus, são aquelas que tem idade mais avançada,  crianças, e pessoas com doenças crônicas. Esses indivíduos vão se beneficiar de todo cuidado preventivo, que inclui as vacinas do vírus Influenza, a  Prevenar 13 e Pneumocócica 23", informa Dr. Kreibich. 

Qual é a diferença dessa doença para uma gripe, já que os sintomas são parecidos? 

Não há diferença evidenciável neste momento,  além do agente causal e  a  ocorrência predominante na faixa etária dos idosos.  Os sintomas e a evolução clínica vivenciada até agora são muito semelhantes.

Quem possui problemas pulmonares deve se preocupar mais? 

"Todo indivíduo que apresenta doença crônica, principalmente as respiratórias, doenças cardiológicas, diabetes ou que estejam sob o uso de medicação contínua, são considerados indivíduos mais suscetíveis a todo e qualquer quadro infeccioso viral, e isso inclui o Coronavírus", conclui o médico pneumologista Dr. Mauro Sergio Kreibich. 

Como posso saber se estou de fato com Covid-19? 

Desde que a pandemia do coronavírus iniciou, surgiram diferentes possibilidades de testes para diagnóstico da COVID-19. Por conta disso, várias dúvidas podem surgir a respeito de qual teste seria mais adequado.

Confira a explicação sobre cada tipo de teste disponível no Hospital Dia do Pulmão em: https://www.hospitaldopulmao.com.br/teste-covid19

Por que a hipertensão e o diabetes aumentam o risco de complicações do coronavírus?

O que se sabe até o momento é que portadores de doenças crônicas, incluindo a hipertensão, diabetes, doenças renais crônicas, imunocomprometidos, pacientes oncológicos, além de idosos com mais de 60 anos constituem o grupo de risco para evolução para caso grave. Assim sendo, os cuidados devem ser redobrados!

Grávidas correm mais risco?

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, explica que as mulheres grávidas passam por alterações imunológicas e fisiológicas que podem torná-las mais suscetíveis a infecções respiratórias virais, com a do COVID-19.
O CDC esclarece que não há pesquisa especifica sobre a vulnerabilidade de mulheres grávidas ao COVID-19. O que se sabe é "que elas sofrem alterações imunológicas e fisiológicas que podem torná-las mais suscetíveis a infecções respiratórias virais, incluindo o COVID-19", explica a agência.
O Instituto afirma que as mulheres grávidas têm mais risco de doença grave, morbidade ou mortalidade em comparação ao restante da população, "como observado em casos de outras infecções relacionadas ao coronavírus - incluindo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) e coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS- CoV) - e outras infecções respiratórias virais, como influenza, durante a gravidez".
O CDC afirma que é importante que as mulheres grávidas adotarem ações preventivas para evitar infecções, como lavar as mãos com frequência e evitar estar em contato com pessoas doentes.

Quais os números oficiais até o momento?

Os números mudam dia a dia, por este motivo, você pode conferir os mapas interativos em https://www.hospitaldopulmao.com.br/mapa-interativo e conferir como está a situação em sua região ou em outras partes do mundo.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp