Blog
VOLTAR

Hospital Dia Do Pulmão tem calendário de vacinação especial para Mulheres

O mês que celebra o Dia Internacional da Mulher e a importância da presença feminina de forma igualitária no mercado de trabalho e em diversos setores da vida é também o mês de alertar o público feminino sobre a importância da vacinação.

 

Existe um calendário de vacinação, especialmente para as mulheres, que propõe aplicações importantes para imunizações ao longo de toda vida. Confira:

•    HPV Bivalente ou HPV Quadrivalente

As vacinas disponíveis contra o papilomavírus humano, uma doença sexualmente transmissível, podem ser bivalentes, que protegem contra dois tipos de HPV (16 e 18), ou quadrivalentes, que protegem contra quatro tipos de vírus (6, 11, 16 e 18). A primeira protege contra os vírus responsáveis pela maioria dos casos de câncer, já a segunda, além de proteger contra o câncer, previne também o surgimento de verrugas e outras manifestações da doença.

A vacina bivalente está disponível para meninas e mulheres entre 10 e 25 anos, já a quadrivalente, para meninas e mulheres entre 9 e 45 anos.  Ambos os tipos requerem 3 doses intervaladas.

•    Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba a Rubéola)

Essa vacina imuniza as crianças contra três doenças comuns da infância. A recomendação é que sejam tomadas duas doses intervaladas. A maioria das aplicações costuma ocorrer quando a criança tem entre um e dois anos de vida, mas, crianças mais velhas, adolescentes e adultas não vacinadas também devem tomar as doses.

•    Hepatites A, B ou A e B

As infecções no fígado, também conhecidas como hepatites, podem ser prevenidas por meio de vacinação. Crianças entre um de 16 anos, adultas e idosas devem tomar de duas a três doses, o número varia conforme o tipo de vacina.

•    Difteria, tétano e coqueluche

A vacina é indicada para a prevenção dessas três doenças em todas as faixas etárias, mas, em gestantes, ela é indispensável.
Na gravidez, ela deve ser tomada entre 27 e 36 semanas de gestação, mesmo que a mulher já tenha tomado esta vacina numa outra gravidez, ou outra dose anteriormente.

•    Varicela (Catapora)

Esta vacina é indicada a crianças a partir de um ano de idade e também adolescentes e adultas não vacinadas e que ainda não tiveram catapora. São recomendadas duas doses. O intervalo entra as doses varia de 1 a 3 meses. 

•    Influenza (Gripe)

A vacina contra a gripe é indicada a todas as mulheres em uma dose única e anual.

•    Febre Amarela

A vacinação contra a febre amarela é considera a forma mais eficaz de prevenir a doença. Mulheres adultas que nunca tomaram a vacina, após uma única dose não necessitam de reforço.

•    Meningocócica B

A vacina contra Meningite do tipo B pode ser aplicada em adolescentes, adultas e idosas não vacinadas. São recomendadas duas doses.

•    Meningocócica C Conjugada

O tipo C da Meningite é o que causa a doença na maioria das crianças até quatro anos. No primeiro ano de vida da criança são aplicadas três doses, e, no segundo ano, mais uma dose. A vacina pode ser indicada para adolescentes e mulheres.

•    Meningicócica ACWY

Esta vacina protege contra quatro tipos de meningite, A, C, W e Y. Crianças, adolescentes e adultas podem receber as doses. Para crianças, a vacinação deve começar aos três meses de idade com três doses no primeiro ano de vida e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Para adolescentes que nunca receberam a vacina são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos. Para mulheres adultas a dose é única.

•    Haemophilus influenzae tipo b – Hib

A vacina é recomendada contra doenças invasivas causadas por Haemophilus influenzae tipo B (meningite, epiglotite, septicemia, celulite, artrite, pneumonia) e é usada em adultos somente em situações especiais.

•    Herpes-Zóster (a partir dos 50 anos)

Doença conhecida popularmente como "cobreiro”, tem sua causa no mesmo agente da varicela e atinge pessoas que já tiveram a catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus adormecido no corpo. A vacina é recomendada a adultos a partir dos 50 anos de idade.

•    Prevenar 13

Também é conhecida como pneumocócica conjugada, esta vacina ajuda a proteger contra 13 tipos diferentes da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças como pneumonia, meningite ou otite média, por exemplo. Mulheres adultas recebem apenas uma dose da vacina quando indicada.

•    Pneumocócica 23

Esta vacina é utilizada para prevenir infecções causadas pela bactéria S. pneumoniae, responsável por doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada no sangue). A aplicação deve ser iniciada a partir dos dois anos de idade da criança. A vacina pode ser indicada para adolescentes e mulheres.

“Nosso objetivo é oferecer melhora na qualidade de vida da sociedade, nesse caso, das mulheres, por meio da prevenção de doenças infectocontagiosas através da vacinação. A vacinação é a principal estratégia para a prevenção de diversas doenças” alerta Tatiana Lunelli, gerente de enfermagem do Hospital Dia do Pulmão.

O Hospital Dia do Pulmão possui consultora de vacinas que realiza avaliação de situação vacinal e orientações quanto as vacinas indicadas especialmente a cada mulher.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp