Blog
VOLTAR

Hospitais blumenauenses realizam pesquisa clínica inédita para obter novos tratamentos contra a Covid-19

A busca por novos medicamentos e tratamentos contra o Coronavírus está avançando em Blumenau. Um estudo conduzido pelo Centro de Pesquisa Clínica, do Hospital Dia do Pulmão, em parceria com o Hospital Santa Isabel, já está na fase 3 de testes e mira o tratamento de pacientes hospitalizados nas duas unidades com quadros moderados a graves da Covid-19.

A pneumologista e investigadora principal do Centro de Pesquisa Clínica, Dra. Marina Andrade Lima, é a responsável junto ao Hospital do Pulmão pela iniciativa em Blumenau. Ela destaca que os pacientes são convidados a participar pela equipe médica e precisam preencher todos os critérios de inclusão e nenhum de exclusão. “O estudo tem a finalidade de testar uma nova droga a ser utilizada no futuro, que, caso seja eficaz, contribuirá para o tratamento da doença”, diz.

A investigadora relata que existem inúmeros projetos em curso para a Covid-19, já nas fases 2 e 3. “O projeto atual do Hospital Dia do Pulmão e o Hospital Santa Isabel é um estudo fase 3, com o medicamento ruxolitinibe, patrocinado pelo grupo farmacêutico Novartis. A fase é destinada à avaliação da eficácia e da segurança do medicamento experimental. A pesquisa foi aprovada pela agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA), Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Regional de Blumenau (FURB)”, revela.

Como são as diferentes fases dos testes de uma pesquisa clínica?

A médica destaca que um estudo começa na fase pré clínica, avaliando a segurança da substância em animais. “Posteriormente, seguem as fases clínicas. A fase 1 é destinada a avaliar a segurança, geralmente em adultos saudáveis. A fase 2 é realizada nos pacientes que apresentam a doença a ser tratada, para avaliação de segurança, determinação da dose e eficácia inicial. A fase 3 é destinada à avaliação da eficácia e da segurança do medicamento experimental aplicado a um número maior de pacientes e a fase 4 é quando o medicamento já foi aprovado pela agência reguladora, pós comercialização, para continuação de segurança”, conclui.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp