Blog
VOLTAR

Hipertensão Pulmonar em Crianças

A Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) corresponde a um conjunto de alterações que resultam em um aumento na pressão dos vasos pulmonares. Trata-se de doença rara e que pode ser decorrente de doenças cardíacas da infância, doenças reumatológicas, medicações, entre outras razões. A causa pode ser desconhecida, ou seja, idiopática.

Os sintomas dependem da severidade da doença e da faixa etária. Nos bebês podem ocorrer falha no crescimento, irritabilidade e letargia (moleza). Nas crianças maiores os sintomas são de dor de cabeça, cansaço e falta de ar. Os casos mais avançados podem ter desmaios após o exercício físico e dor no peito. Como os sintomas são inespecíficos, o diagnóstico da doença pode ser tardio e o quadro pode ser facilmente confundido com outras doenças pulmonares, como a asma.

O primeiro exame de imagem realizado em crianças com suspeita clínica é o Ecocardiograma, pois é um exame extremamente sensível e não- invasivo.

O exame definitivo é o cateterismo cardíaco, pois é capaz de medir a pressão e resistência pulmonares. Sua realização é mais complexa na faixa pediátrica, por necessidade de anestesia geral, contraste e radiação.

O tratamento é individualizado e pode ser curativo (em alguns casos de cirurgias cardíacas simples) ou melhorar a qualidade de vida e retardar a evolução da doença. Isto só ocorrerá se o diagnóstico for feito precocemente.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp