Blog
VOLTAR

Feirinha - Fio da Vida

Acontece neste sábado (26/03), em frente ao Hospital Dia do Pulmão, a feirinha Fio da Vida. A ação é fruto de um projeto constituído pela parceria entre a Abraf (Associação Brasileira de Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas) e a pneumologista Marina Lima, médica do Hospital Dia do Pulmão e madrinha do projeto.

O projeto ainda é considerado um embrião, nasceu após a especialista ouvir pacientes com problemas pulmonares graves falarem o quanto o artesanato é importante na vida deles. “São pessoas com grandes restrições que dificultam a realização de atividades e tarefas do dia a dia, por conta disso, não conseguem trabalhar em empregos regulares. Devido a isso, esses pacientes sentem-se muitas vezes um peso por não conseguirem renda. No decorrer das consultas e conversas eu fui descobrindo que elas produzem, sim, são artistas, artesãos, e fazem peças belíssimas.”

Essa será a primeira feirinha promovida pelo projeto, onde pacientes artesãos de várias cidades como Blumenau, Santa Terezinha, Jaraguá do Sul, Laurentino, Piçarras, Vidal Ramos e Joinville irão expor seus produtos com objetivo de vendê-los para ajudar em seus tratamentos, mas também para compartilhar suas histórias de vida, seus talentos e incentivar outros pacientes a aumentar sua auto estima.

Rosemari Haak Tieges, coordenadora do projeto Fio da Vida, conta que a feirinha é uma segunda chance para os pacientes. “Cada artesão consideramos um fio de superação. Eles mostram que existe vida após um diagnóstico de uma doença grave que perdem a razão de viver. Existe vida após um diagnóstico de Hipertensão Pulmonar, de uma asma grave, uma bronquiectasia, uma fibrose pulmonar e tantas outras doenças que nos limitam fisicamente”.

Feirinha Fio da Vida

Dia: 26/03 (sábado)

Horário: 8h às 12h

Local: Em frente ao Hospital Dia do Pulmão

Instagram: @fiodavida_

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp