Blog
VOLTAR

Doenças de inverno: estação exige cuidados redobrados para prevenção de doenças, especialmente durante a pandemia de Coronavírus

O inverno já começou e é neste período que aumenta o risco de doenças respiratórias. Em meio à pandemia de Coronavírus, a preocupação se multiplica. Principalmente, para os pacientes que já possuem algum tipo de comorbidade, como diabetes, obesidade, hipertensão, doença cardíaca e entre outras enfermidades.

O médico pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória, em Blumenau, Santa Catarina, Dr. Marcel Müller da Silveira, destaca que o quadro clínico desses pacientes pode se agravar rapidamente, devido a suas comorbidades. “Por esse motivo, é essencial que essas pessoas procurem atendimento médico imediato caso tenha alguma anormalidade, como tosse, febre, dificuldade para respirar ou chiado no peito, para que os casos já existentes não se agravem”, diz.

Dr. Marcel revela que quando as temperaturas ficam mais baixas ocorre também o ressecamento do ar, emitindo assim, mais partículas de poeira na atmosfera, aumentando a circulação de vírus e bactérias. “Resultando no aumento a chance de contrair doenças respiratórias no inverno. Isso acontece devido as constantes alterações das temperaturas, fazendo com que o sistema imunológico do paciente fique mais fragilizado. Como o organismo não consegue se adaptar, a pessoa fica mais vulnerável a adquirir uma infecção respiratória, gripe ou pneumonia bacteriana”, informa o médico.

Por último, o pneumologista aponta que durante o inverno, as pessoas buscam ambientes aquecidos com menor ventilação, formando aglomerações, cenário ideal para a propagação de doenças, entre elas, o Coronavírus. “Para reduzir as chances de disseminação é indicado evitar aglomerações e manter a casa com boa circulação de ar”, conclui o médico pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Marcel Müller da Silveira.

Para mais informações sobre o Coronavírus acesse: https://www.hospitaldopulmao.com.br/infocorona

Para agendar uma consulta ligue 47 3037-7099 ou envie mensagem por WhatsApp no mesmo número.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp