Blog
VOLTAR

Dia Nacional de Controle da Asma - 21 de Junho

O Dia Nacional de Controle da Asma, que acontece em 21 de junho, faz um alerta à população sobre a doença que é a quarta causa de internação hospitalar no Brasil. 

Confira abaixo, as perguntas sobre o tema, respondidas pela Dra. Caroline Uber Ghisi, pneumologista do Hospital Dia do Pulmão.

O que é asma e como diferenciá-la de outros problemas de saúde? Sintomas?

A asma é uma doença inflamatória crônica que acomete os brônquios.

De forma simples, brônquios são estruturas semelhantes a “pequenos canos”, que levam o ar até os pulmões. Na asma, estes canos ficam inflamados do lado de dentro, diminuindo a área para a passagem do ar. Por este motivo, o paciente apresenta falta de ar, dificuldade para respirar, sensação de cansaço e de opressão no peito (pelo esforço realizado para completar a respiração), além de chiado. Em algumas situações, o cansaço surge apenas com esforços maiores, como ao realizar atividades físicas ou subir muitos lances de escada. Muitos pacientes deixam de procurar ajuda médica por acharem que este cansaço é algo “normal”, esperado para aquela atividade. Se você sente desconforto respiratório para realizar atividades, fica o alerta: é sempre válida a avaliação médica com um pneumologista!

Por ser doença crônica, a asma não tem cura, mas tem tratamento. E vale lembrar que quanto melhor for o acompanhamento médico com um bom pneumologista, maiores serão as chances de o paciente seguir de forma regular um tratamento adequado, levando à compensação da doença. A grande maioria dos pacientes responde muito bem ao tratamento e consegue ter uma respiração muito próxima do normal (como se nem fossem asmáticos). Uma parcela bem menor de pacientes é que precisam de mais medicações e tem asma de difícil controle.

Além dos sintomas clássicos respiratórios da asma, é comum que os pacientes também apresentem sintomas relacionados a alergias, como rinite alérgica e alergias na pele. Na consulta médica sempre questionamos estes achados e, se presentes, também merecem acompanhamento e tratamento.

Quais os fatores influenciam para o surgimento da asma? É genético?

A asma pode sim ter causa genética (pais asmáticos tem uma chance aumentada de terem filhos asmáticos), mas não é o único fator contribuidor para a doença.

Diversos fatores ambientais podem ser desencadeadores da doença:

  • Variações bruscas no clima: tão típico da nossa região, em que os dias amanhecem frios, esquentam bastante próximo ao meio-dia, e voltam a esfriar à noite, oscilando dias com tempo seco e úmido;
  • Exposição a alérgenos: pós, poeiras, ambientes com mofo, pêlos de animais (o pêlo de gato é um conhecido alérgeno), produtos de limpeza, entre outros. Cada paciente pode responder de diferentes formas ao estímulo de diferentes alérgenos. Por isso, é crucial manter o ambiente onde se vive limpo e arejado, devendo-se preferir o uso de aspirador de pó e panos úmidos para limpeza (ao invés de vassouras, que “levantam” a poeira), lavar com mais frequência cortinas (se possível, preferir o uso de persianas, mais fáceis de limpar), evitar uso de tapetes (que acumulam sujeira com mais facilidade), evitar uso de produtos com muito aroma / “cheiros fortes” (como produtos de limpeza, aromatizadores de ambiente), entre outras medidas.
  • Infecções: as infecções respiratórias, tanto por bactérias, quanto por vírus (inclusive o coronavírus, dentre tantos outros) são desencadeadores de crises de asma

Uma condição que sempre é questionada em consulta médica é a presença de doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE). Quando um paciente asmático tem DRGE e não trata, as crises de asma surgem com mais frequência.

De que forma proteger a criança para que ela não tenha crises de asma?

Fazer um adequado controle dos fatores ambientais é crucial! Manter o quarto da criança sempre limpo e arejado; evitar uso de cobertas de lã (preferir edredons, mais fáceis de lavar); evitar bichos de pelúcia, procurar substituí-los por brinquedos de material antialérgico ou que sejam fáceis de limpar e lavar; nas trocas de estação procurar lavar as roupas guardadas do armário e estendê-las ao sol; nos dias mais frios, sempre proteger áreas mais sensíveis, como cabeça, pescoço e ouvidos com toucas, cachecóis e protetores auriculares (lembrem-se que as vias aéreas não gostam de variação climática).

As infecções respiratórias também são um fator desencadeador de crises de asma muito importante nas crianças! Orientá-las a lavar as mãos com frequência e ensiná-las a lavagem nasal com soro fisiológico sempre que estiverem com secreções em vias aéreas superiores pode ajudar a evitar infecções e crises.

Como é o tratamento? Está disponível no SUS?

O tratamento da asma muda de acordo com o grau de gravidade da doença e é feito, de forma geral, com medicações inalatórias. Hoje as opções no mercado são muitas e a escolha dos inalatórios adequados junto com o médico pneumologista é crucial para o sucesso do tratamento. Existem opções no formato de cápsulas inalatórias, dispositivos com pó inalatório, sprays (conhecidos popularmente como “bombinhas”), dentre outros. Diferentes pacientes com o mesmo grau de gravidade da asma podem não se adaptar a um mesmo dispositivo inalatório, e por isso é tão importante que cada caso seja avaliado individualmente.

Algumas medicações inalatórias são excelentes para melhorar a crise de asma, mas não controlam a doença, não servem para tratamento contínuo e crônico; por outro lado, temos medicações inalatórias desenhadas para este fim. Por este motivo o acompanhamento médico regular é tão importante para o controle da doença.

Existem algumas medicações inalatórias disponíveis no SUS para tratamento da asma. Sempre vale a pena perguntar sobre essas opções ao seu médico pneumologista e se elas são suficientes para o controle da asma no seu caso. Lembre-se: o tratamento é personalizado!

Uma crise de asma pode se agravar a ponto de levar o paciente à óbito?

Infelizmente sim. A maioria dos pacientes responde muito bem a um tratamento adequado de emergência, mas em pacientes que não fazem o tratamento da doença de forma regular, a inflamação que ocorre durante uma crise de asma de forma aguda, “fechando” os brônquios, chamada de broncoespasmo, pode ocorrer de forma intensa, severa e acabar não sendo reversível em algumas situações. Por isso o controle da doença é fundamental! Manter a rotina de consultas médicas, fazer o tratamento contínuo indicado pelo médico de forma regular, sempre estar com as medicações inalatórias por perto (inclusive em viagens), fazer o controle dos fatores ambientais, são peças-chave para evitar crises.

Existem tratamentos alternativos para o controle da asma?

Existem medidas extras que sempre devem ser lembradas e estimuladas em pacientes asmáticos para a compensação da doença. São elas:

  • Estimular a prática de atividades físicas: quando o paciente já está fazendo o tratamento adequado com suas medicações inalatórias, a atividade física pode ser realizada sem grandes problemas. A prática regular melhora o tônus muscular do paciente, inclusive da musculatura respiratória, melhorando a respiração, além de ter ação anti-inflamatória no organismo (como a asma é uma doença inflamatória, a atividade física é indicada como tratamento);
  • Controle do peso: a obesidade também é uma doença inflamatória! Quando o paciente asmático é obeso, o controle da asma fica mais difícil... A perda de peso com dieta adequada e prática regular de atividades físicas sempre deve ser estimulada!

Ficou com dúvidas? Converse com seu médico pneumologista! A informação salva vidas (e permite que a asma tenha um controle muito melhor!).

Consultas no Hospital Dia do Pulmão – telefone: (47) 3037-7099.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp