Blog
VOLTAR

Dia Mundial da Asma: a doença representa cerca de 300 mil internações por ano no Brasil

Tosse, chiado no peito, falta de ar, respiração ofegante, e nas crises mais graves, taquicardia, suor e dor no peito. Essa é a rotina das pessoas com asma. Os casos mais graves levam a hospitalizações e internações recorrentes, o que impacta diretamente no dia a dia e na qualidade de vida dos asmáticos. Grave problema de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde estima que existam cerca de 300 milhões de asmáticos em todo o mundo. 

Em solo brasileiro, a doença é a quarta maior causa de hospitalização, chegando a 300 mil internações por ano. Por isso, para alertar a população contra a asma, o dia 05 de maio é conhecido como o Dia Mundial da Asma. A data foi idealizada pela Global Initiative for Asthma (GINA) e tem como objetivo melhorar a prevenção da doença e o nível de conscientização da população. 

A médica pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória, de Blumenau (SC), Dra. Marina Andrade Lima, ressalta que a asma pode surgir desde a infância e não tem cura, mas pode ser controlada, com acompanhamento médico constante e uso de medicamentos apropriados para o tratamento. “O tratamento deve ser realizado preventivamente, utilizando os medicamentos todos os dias, com ou sem sintomas, já que a inflamação dos brônquios é constante”, diz. 

Normalmente, a crise asmática é provocada por reações alérgicas a elementos como pelos de animais, mofo, ácaro e fumaça. Entretanto, a médica destaca que a asma também pode ser associada as mudanças climáticas, infecções virais e problemas emocionais. 

É uma doença geneticamente herdada mas precisa de um ambiente propício para se desenvolver. Pode surgir em qualquer fase da vida. Não existe uma causa única para a descompensação: ácaros, perfumes, poluição, alterações climáticas, fatores emocionais, viroses, entre outros, levam à inflamação dos pulmões”, aponta Dra. Marina. 

Para evitar as crises de asma, a pneumologista alerta que é necessário manter o ambiente livre de agentes irritantes, como tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia. “A higienização do ambiente também deve ser frequente, com um pano úmido para evitar o acúmulo de pó. Além disso, o tabagismo ativo ou passivo também precisa ser evitado”, conclui. 

Live sobre a asma e asma infantil 

Para enaltecer o Dia Mundial da Asma, as médicas pneumologistas do Hospital Dia do Pulmão, Dra. Marina Lima e a Dra. Melina de Souza, vão esclarecer dúvidas com relação ao tema, na live que acontecerá no dia 05 de maio no perfil do Instagram @hospitaldiadopulmao

A live com a pneumologista Dra. Marina será às 12h. Já a pneumologista pediátrica Dra. Melina vai abordar a asma na infância às 15h.


  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp