Blog
VOLTAR

Dia do Pediatra fortalece o reconhecimento da profissão 

Data celebra a importância dos profissionais para a saúde de crianças e adolescentes 

Cuidar de crianças desde o momento do nascimento e acompanhar o seu desenvolvimento ao longo da vida, requer muito conhecimento e sensibilidade, já que muitas crianças ainda não falam e nem expressam o que estão sentindo, em momentos de dor e aflição. Obstáculos como estes, são parte fundamental do trabalho do profissional da área de pediatria. 

Para celebrar a profissão, o dia 27 de julho é dedicado ao médico pediatra. A data foi instituída no ano de 1910, pela Fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, pretendendo atribuir a devida valorização do pediatra como um especialista diferenciado, que tem o objetivo de cuidar da saúde das crianças na infância e na adolescência. 

Em Blumenau, o Hospital Dia do Pulmão, possui uma ala totalmente dedicada a Pneumologia Pediátrica. A atividade é uma das subespecialidades da pediatria, encarregando-se do diagnóstico, tratamento e da prevenção das doenças respiratórias que atingem crianças e adolescentes. 

O diretor técnico do hospital, Dr. Mauro Kreibich, salienta a importância desse profissional para o desenvolvimento saudável dos pequenos desde os primeiros momentos de vida. O pediatra é responsável por esclarecer as principais dúvidas e questionamentos sobre a saúde das crianças. Além disso, é importante que o profissional mantenha uma relação de confiança com a família do paciente. 

“A confiança é estabelecida a cada nova consulta, já que o profissional aborda questões médicas, mas também emocionais. O médico pediatra precisa saber tratar as crianças de uma maneira especial, recursos como brincadeiras, e brinquedos, auxiliam para o processo, e tornam a consulta mais agradável para ambas as partes”, observa Kreibich.

Atualmente o Hospital Dia do Pulmão, conta com médicos especializados, inseridos em um ambiente totalmente lúdico, auxiliando na recuperação e estabilidade da saúde da criança e do adolescente. “O pediatra se torna uma figura indispensável para a saúde das crianças, e além disso, acaba se tornando um aparato emocional para os pais. A orientação do profissional auxilia a família na alimentação, comportamento, doenças e na prevenção delas”, finaliza o diretor técnico do hospital. 
 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp