Blog
VOLTAR

Devo tomar a vacina da gripe mesmo tendo tomado a vacina da Covid-19?

A Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. Esses vírus têm comportamento sazonal e apresentam aumento no número de casos nas estações climáticas mais frias, como é o caso do inverno, que acontece no Brasil entre os meses de junho e setembro.

A vacina da gripe trivalente garante proteção contra as cepas Victoria (Influenza A - H1N1), Darwin (Influenza A - H3N2) e Áustria (Influenza B). Na rede particular, a proteção é maior, tendo também proteção contra a cepa Phuket (Influenza B). Porém, mesmo com a campanha antigripal acontecendo todos os anos desde 2009, muitas pessoas ainda ficam em dúvida por que devemos fazer a vacina contra gripe todos os anos e se ela é totalmente eficaz.

Duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B

O médico pneumologista do Hospital Dia do Pulmão de Blumenau, Dr. Ricardo Albaneze, esclarece que a vacina é segura sim. “Nós aplicamos a vacina da gripe todos os anos, porque os vírus são bastante modificáveis e essa ‘inquietação’ do vírus leva a mutações constantes, ou seja, a vacina que você fez no ano anterior não é capaz de garantir proteção 100% eficiente para o ano seguinte, porque pequenas mutações (variações) sempre acontecem”, explica o especialista.

Outra dúvida muito frequente é em relação à indicação de tomar a vacina da gripe mesmo já tendo tomado a vacina contra a Covid-19. Albaneze lembra que cada imunizante protege contra um determinado tipo de vírus, por isso, uma não isenta a necessidade da outra. “Aqueles que já forem tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 podem receber sem problema nenhum também as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a vacina da gripe."

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Dia da Imunização marca importância de manter vacinas em dia

Data celebrada em 9 de junho lembra das doenças que já foram erradicadas por conta da vacinação ...

LEIA MAIS

Asmaland - O aplicativo que ajuda no combate à asma

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) estima que cerca de 10% a 15% das criança...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp