Blog
VOLTAR

Coronavírus x Tabagismo

Coronavírus e tabagismo: pneumologista alerta sobre os riscos do hábito, principalmente em tempos de Covid-19

O cigarro está ligado à causa de mais de 50 doenças diferentes, principalmente, problemas ligados ao coração e circulação, cânceres de vários tipos e problemas respiratórios. Em tempos de Coronavírus, o hábito se torna ainda mais perigoso, conforme aponta o médico pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória de Blumenau, Santa Catarina, Dr. Mauro Sérgio Kreibich. “O tabagismo é um fator de risco maior para contágio e complicações da Covid-19”, diz.

O médico alerta que o tabagismo não só é perigoso para quem fuma, como também é um fator de alerta para a própria transmissão e contágio da doença. “Quando o fumante solta a fumaça no ar ou compartilha o cigarro com outras pessoas, ele pode tanto transmitir como ser contaminado com o vírus”, explica Dr. Kreibich.

A dependência do consumo de nicotina afeta o sistema imunológico o que prejudica o mecanismo de resposta à infecções, tornando os fumantes e até ex-fumantes mais suscetíveis a serem contaminados e apresentarem a forma mais grave e complicações da doença, alerta o pneumologista. “A cada tragada de um cigarro, a pessoa inspira mais de 4.200 substâncias prejudiciais à saúde pulmonar, como nicotina, alcatrão, monóxido de carbono, entre elas, substâncias comprovadamente cancerígenas. Além de ser mais perigoso em tempos de Coronavírus, os problemas causados pelo tabagismo são inúmeros, entre as doenças em decorrência do fumo, podemos citar a, bronquite, enfisema pulmonar, trombose, tuberculose, doença coronariana e até mesmo infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral”.

Por fim, o médico ressalta que para conseguir abandonar o vício, é preciso abordá-lo do ponto de vista comportamental e eventualmente farmacológico. “O tabagismo é uma doença epidêmica que causa a dependência física, levando a dificuldade de parar de fumar. Mas, por meio da ajuda médica e tratamentos, oferecido tanto nas redes públicas e privadas de saúde, é possível sim, largar o vício”, finaliza.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp