Blog
VOLTAR

À Volta das Vacinas

Após a explosão no número de casos de sarampo na Itália, Alemanha e Portugal, o tema dos movimentos antivacina voltou a ser debatido. O grupo crescente de pais que decide não vacinar seus filhos ainda é tímido no Brasil, mas a onda global já faz com que médicos se mostrem vigilantes e dediquem mais tempo para converter aqueles que são avessos à vacinação.

No ano passado, oito mil pessoas contraíram sarampo na Europa. A globalização das nossas relações facilita em muito a migração de um vírus e a contaminação e adoecimento das pessoas. Se a circulação viral ocorre e encontra pessoas suscetíveis ou não imunizadas, a probabilidade dos surtos e epidemias é significativa. 

Tal movimento pode ser considerado um reflexo de mudanças culturais através das gerações. As pessoas que são contra a vacinação não vivenciaram a poliomielite, o sarampo, a meningite, a difteria e o tétano. Há não muito tempo estas doenças acometiam a população, ocasionando sequelas. Isso quando não eram fatais.

No Brasil, a manutenção da cobertura vacinal se faz através de campanhas, o que reflete a dificuldade de incorporação da rotina de vacinação na vida dos brasileiros. Esta dificuldade é mais evidente na incorporação de novas vacinas, como a antigripal e anti HPV. O Ministério da Saúde divulgou que no ano passado a cobertura da segunda dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, teve adesão de apenas 76,7% do público-alvo. 

A única forma de reverter a situação é por meio da conscientização e educação contínuas. Precisamos quebrar crenças inadequadas, reverter o estigma do serviço público ineficiente e evitar a atuação dos serviços privados de ocasião, que não têm qualificação técnica adequada. Muitos ainda desconhecem os benefícios históricos da vacinação e seu reduzido risco de causar reações adversas, ficando à mercê das informações inadequadas disseminadas pelas mídias sociais. Precisamos acabar com isso, pela saúde de todos nós.

 

Dr. Mauro Kreibich

CRM 2367 | RQE 881
Diretor Técnico do Hospital Dia do Pulmão
 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp