Blog
VOLTAR

Especialista esclarece dúvidas sobre obrigatoriedade de vacinação para ingresso na rede municipal de ensino de Blumenau

A vacina é o meio mais eficaz para a defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, minimizando a ocorrência de doenças e infecções graves e fatais para a população em geral. O acesso às vacinas já proporcionoua redução da incidência e a taxa de mortalidade de doenças imunopreveníveis e infecto-contagiosas, como tétano, difteria, sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, febre amarela, dentre outras.

De acordo com a Gerente de Enfermagem do Hospital Dia do Pulmão, Tatiana Lunelli,  a vacinação é necessária desde o nascimento até a terceira idade. A atualização do calendário de vacinação evita que o indivíduo contraia tais doenças ou transmita para outras pessoas não imunizadas.  “A maioria das doenças que podem ser prevenidas pela vacinação são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala próximo a outras pessoas”, afirma  Tatiana. Vale lembrar também que as vacinas chamadas de obrigatórias são aquelas previstas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e que compõem os calendários básicos de vacinação para diferentes idades.

Para garantir a imunização e evitar surtos e reaparecimento de doenças já erradicadas, a Prefeitura Municipal de Blumenau torna obrigatória a vacinação em dia para todas as crianças matriculadas em creches e escolas públicas municipais da cidade. A medida oficializada pelo prefeito Mário Hildebrandt na última terça-feira, dia 7, por meio de Decreto nº. 11.869, prevê que pais e responsáveis que desejarem efetuar a matrícula ou rematrícula escolar da criança nas unidades da rede municipal de ensino (EBMs e CEIs) devem apresentar a Carteira de Vacinação do estudante ou um atestado de regularidade da situação vacinal no ato da matrícula. O documento pode ser emitido pelo AG ou pela ESF de referência, comprovando que todas as doses da criança estão em dia. 

Consulta de vacinas obrigatórias:
O Hospital Dia do Pulmão, dispõe de vacinas obrigatórias e complementares para crianças e adultos. Para consultar o calendário vacinal, basta acessar o site http://hospitaldopulmao.com.br/hp-vacinas e clicar na sessão "crianças e prematuros". Para conferir todas as vacinas disponíveis no hospital, acesse a página "Vacinas Online". 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp