Blog
VOLTAR

Crianças que têm cadelas apresentam risco menor de asma do que as que têm cachorros, diz estudo

por Juliana Malacarne - 04/12/2018 - Revista Crescer 

A asma afeta cerca de 15% das crianças e jovens e causa inflamação nas vias aéreas. Geralmente desencadeada pela inalação de alérgenos como poeira, ácaros e bolor, a doença provoca tosse, chiado no peito e falta de ar. Apesar de ter tratamento, o problema crônico ainda não tem cura, mas pesquisadores no mundo todo têm feito avanços na área. Dois estudos lançados recentemente, por exemplo, trouxeram uma nova perspectiva sobre como cofatores aumentam ou diminuem as chances das crianças desenvolverem a doença.

Confira:

Aliados de quatro patas

Há alguns anos, estudos têm mostrado que o convívio com cachorros na primeira infância diminui o risco de asma. Em 2015, cientistas coletaram os dados de 276.298 crianças e comprovaram um risco 13% menor de ter a doença para os pequenos que moravam com cães. Agora, pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, investigaram como a raça e o sexo dos animais interferem nessa relação.

Os especialistas analisaram dados de fichas médicas de 23.600 crianças suecas com cães em casa entre 2001 e 2004. Cerca de 5,4% delas desenvolveu asma até os 6 anos de idade. Depois de ajustar os resultados de acordo com outros fatores que afetam o risco de aparecimento da doença como pais asmáticos e a quantidade de irmãos, os pesquisadores descobriram que as crianças que só convivem com cadelas apresentam um risco 16% menor de ter asma do que as que convivem com cães machos. O risco de desenvolver asma dos pequenos que moram com cachorros do sexo masculino, porém, ainda é menor do que os de quem não tem o animal de estimação.

Os cientistas acreditam que a explicação para essa diferença está nos alérgenos excretados pela urina por cachorros não castrados, a maioria na Suécia. “Machos não castrados excretam a substância Can f 5, produzida pela próstata e conhecida pelo potencial de desencadear ou agravar reações alérgicas em humanos”, disse Tove Fall, especialista do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Uppsala. Ela alerta, porém, que os resultados encontrados não se aplicam para cães castrados.

Os estudiosos descobriram também que crianças que moram com dois cachorros ou mais possuem um risco 21% menor de ter asma do que aquelas que convivem com apenas um cachorro. Em relação às raças, os pesquisadores consideraram que as crianças que convivem com cães retrievers (ex. labrador, golden) e spaniels (ex. cocker, springer) têm um risco médio para a asma dentro do grupo das que possuem o animal de estimação. Já o risco dos que moram com cães pastores (ex. pastor alemão, border collie) é 20% mais baixo do que a média e dos que vivem com cães de companhia (ex. yorkshire, maltês) é 29% maior. Os pesquisadores ressaltaram, porém, que esses resultados podem ter sido significativamente influenciados por aspectos dos estilos de vida das famílias que não foram analisados.

De acordo com a pediatra Anick Augustin Oliveira, do Hospital Dia do Pulmão, os cães, no geral, ajudam a fortalecer o sistema imunológico das crianças porque trazem partículas do mundo exterior para dentro de casa. “Ter contato com vários tipos de alérgenos, acostuma melhor o sistema imunológico e faz com que o organismo dos bebês consiga combater de forma mais eficaz casos de tosse, coriza e infecções, por exemplo” afirma.

De olho na balança

Crianças obesas têm 30% mais chance de desenvolver asma do que os pequenos com peso normal, de acordo com pesquisa com 500 mil crianças feita pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Os estudiosos acreditam que o excesso de peso altera o desenvolvimento dos pulmões e das vias aéreas e tem um impacto hormonal no corpo que aumenta a inflamação desencadeada pelos alérgenos.

Para a pediatra Anick Oliveira, é possível que a atual epidemia de obesidade infantil ajude a explicar o aumento da prevalência de asma nos últimos anos. “A resposta inflamatória provocada pela obesidade é uma explicação para o aumento do risco de asma. Inclusive, esse processo já tem sido associado a outras doenças crônicas, tais como doenças cardíacas”, explica.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2018/12/criancas-que-tem-cadelas-apresentam-risco-menor-de-asma-do-que-que-tem-cachorros-diz-estudo.html

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp